Prefeita de Riachão do Jacuípe confirma inauguração de praça e rebate o deputado Alex da Piatã (PSD)

vemvercidade 28 Dez, 2016 20:37 - Atualizado em 28 Dez, 2016 20:46
Em nota, a prefeita rebate o deputado.
Reprodução/Montagem VemVer Cidade Em nota, a prefeita rebate o deputado.

Em nota enviada ao Ministério Público, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), que tem base política em Conceição do Coité, alegou a “crise financeira que assola as cidades baianas” para solicitar à Promotoria intervenção para cancelamento da inauguração da Praça da Matriz, em Riachão do Jacuípe, que contará com show da banda Harmonia do Samba.  A inauguração está marcada para esta quarta-feira (28), a partir das 18 horas.

Na nota, o deputado diz que “o valor a ser pago pelo dinheiro dos cofres municipais pode chegar a R$ 80 mil”. O deputado afirma “soar estranho o Poder Executivo contratar a banda como atração de peso, visto o período turbulento das finanças municipais”.  Na nota, Alex alega ainda que “em torno de 80 pessoas foram demitidas sob a necessidade de rigidez econômica que vive o poder local. É um número considerável para uma cidade do porte de Riachão”.

Vale ressaltar que nas eleições para prefeito de Riachão do Jacuípe, em outubro deste ano, Alex da Piatã apoiou o candidato eleito Zé Filho (PSD), que é oposição a atual prefeita.

Por meio de nota pública, a prefeita Tânia Matos esclarece as acusações feitas por Alex da Piatã. Confira a integra:

A Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe torna pública nota de esclarecimento acerca da matéria veiculada em meios de comunicação do Deputado Alex da Piatã, onde o mesmo, de forma leviana, acusa a Gestora Municipal de realizar inauguração com festividade sob argumentação de que o município se encontra em crise financeira em razão de exonerações ocorridas após as eleições e de não ter cedida uma máquina para execução de uma obra de rede de água, e por esta razão solicita providências do Ministério Público.

Embora votado no município o deputado não se ateve que as exonerações mencionadas foram em decorrência de cargos (comissionados) de setores onde a desocupação não prejudicada o funcionamento dos serviços básicos, serviços estes que estão sendo prestados ininterruptamente pelo município, inclusive fato inédito na história da política jacuipense, especialmente quando em final de Governo estes serviços são paralisados.

Desconhece o Deputado aqui votado de que os servidores públicos não possuem um dia sequer de atraso, muito menos os prestadores de serviços. Afinal de contas desarruada sua afirmação na medida em que não se faz festa sem recurso para pagar, logo o artista não sobe no palco. Além do mais o serviço de água informado não é no município de Riachão do Jacuípe, mais sim de Conceição do Coité.

As medidas adotas na Gestão da Prefeita Tânia Matos buscou equacionar as finanças públicas frente a crise econômica, de modo que possibilitou não só a festa a se realizar no dia de amanhã (hoje), como a realização há meses atrás do São João mais gostoso da Bahia. Destaque para a dupla de renome nacional Matheus e Kauan que participou da festividade, e todos os custos da festa equacionados.

Vale destacar, ainda, que há poucas semanas o Ministério Público Estadual solicitou certidão ou declaração das concessionárias de serviço público onde comprovasse a adimplência do município. Diferente do quanto encontrado em 2013, pudemos provar o pagamento tanto dos débitos encontrados, como do débito corrente, não havendo qualquer dívida.

Portanto, as medias adotadas só reforçam a responsabilidade com as finanças públicas e estas resultaram na possibilidade de realização de um evento deste porte com dinheiro em caixa para pagamento sem qualquer prejuízo na execução dos serviços.

“Economizamos para possibilitar isso a nosso povo. É um sonho inaugurar esta praça e vamos inaugura-la com festa. Estamos entregando diversas obras até dia 31. Infelizmente o deputado votado no nosso município tem desconhecimento do quanto estamos realizando, principalmente em manter todos os serviços para a população. Até a praça ornamentamos, muito diferente de final de outros governos. Trabalhamos para o nosso povo e vamos realizar a festa para o nosso povo. Deputado precisa conhecer mais o município que é votado”.

Prefeita Tânia Matos