Prefeito de Santaluz, Zenon Nunes Filho, Fala sobre a cidade e a Santaluz Folia em entrevista exclusiva

vemvercidade 15 Jul, 2016 14:03 - Atualizado em 15 Jul, 2016 14:25
abertura do Santaluz Folia (14) Julho
Nondas Júnior/Vem Ver Cidade abertura do Santaluz Folia (14) Julho

O prefeito de Santaluz Zenon Nunes da Silva Filho fala com exclusividade ao Vem Ver Cidade sobre a cidade, sua gestão e perspectivas para o futuro, além de esclarecer aos foliões da Santaluz Folia aspectos sobre a festa que comemora os 81 anos da cidade.

Acompanhe a Entrevista:

Vem Ver: Qual o balanço que o Senhor faz da sua gestão até o momento?

Zenon Nunes FIlho: Nosso país atravessa um dos momentos de maior turbulência da história, com uma profunda crise ética, política e econômica, refletindo diretamente na esfera mais frágil da união, que são os municípios. Dessa maneira, tem sido muito difícil governar, atender aos anseios da população e as demandas ininterruptas de uma cidade como a nossa, é uma equação complexa de se fechar, sem contar o desfecho trágico do fechamento da YAMANA GOLD, que culminou com um ônus negativo enorme para o município. Mas, apesar das imensas dificuldades, nós buscamos as alternativas de realizações, com bons projetos, que ajudaram a melhorar a qualidade de vida das pessoas, destacando as inúmeras obras em infraestrutura, como os mais de 50 mil metros de pavimentação na sede e em 16 povoados e no distrito de Pereira, reformas e ampliações de escolas, construções de Unidades de Saúde da Família, reforma do Hospital Municipal, Criação do Centro de Especialidades Médicas (CEMES), CAPS AD III, NASF, duas grandes barragens, limpezas e ampliação de diversas aguadas, 13 quadras poliesportivas, Construção do Centro Administrativo, enfim, são diversas obras e projetos, como o toda quarta leitura na praça, Luta Social, Qualifica Santaluz, Criação da Guarda Municipal, que dimensionam o saldo positivo da gestão, apesar das extremas dificuldades vivenciadas por todos os municípios.

 

Vem Ver: Como o senhor encara a possibilidade de reeleição em 2016?

Zenon Nunes FIlho: Abracei um projeto político cuja duração seria de 4 anos, com muita tranquilidade, algo já dialogado com o grupo político ao qual faço parte, de maneira que, na hora certa, iremos apresentar um quadro que possa efetivamente ir para o debate com argumentos e propostas, para que o povo luzense possa decidir no dia 02 de outubro, a viabilidade da continuação do projeto político que teve início em 2005 e ajudou a solidificar Santaluz como uma das cidades mais importantes da região do sisal e umas das que mais crescem na Bahia.

 

Vem Ver: O que vem sendo feito pelo município para atender os anseios da população em relação a segurança?

Zenon Nunes FIlho: A crescente onda de violência que assola o nosso município, é lamentavelmente, decorrente de uma ação crônica de migração da bandidagem para os interiores, que, em suma, contam com uma estrutura de segurança pública deficitária. Em 2013, ainda no primeiro semestre, apresentamos um projeto a Secretaria de Segurança Pública, de viabilização de uma Companhia Destacada de Polícia para o nosso município, fato que aumentaria o efetivo, bem como melhorias em armamentos e novas viaturas, projeto esse que se viabilizou no início de 2015. Fizemos uma revolução na Guarda Civil Municipal, com cursos de aperfeiçoamento, nova viatura, fardamentos, estruturação, maior efetivo e criação do estatuto, algo que é reconhecido pela FEBAGUAM, que apontou a nossa guarda, como uma das cinco melhores da Bahia. Aplicamos a nossa visão holística de mundo, nas ações preventivas em segurança, pois acredito, que se oportunizarmos condições, sobretudo para juventude, temos maiores chances de vencer as drogas e a criminalidade, daí surgiram projetos, que considero patrimônio sócio educacional de nosso povo, como o LUTA SOCIAL, com mais de 200 jovens envolvidos, assim como o qualifica Santaluz, que já deu certificado de formação técnica a mais de 2.000 pessoas, além de projetos como o Mais educação, bolsa transporte para mais de 200 universitários, outros na área esportiva e cultural, como o Handebol, bom de nota bom de bola. Precisamos envolver as famílias na propagação do amor nos lares, pois, sem a base familiar sólida, é muito difícil vencer a criminalidade e as drogas. Continuaremos cobrando do estado e das instituições de segurança, a resolutividade das barbáries cometidas nesse último mês.

 

Vem Ver: Em seu mandado a tradicional Festa de emancipação politica deu lugar à micareta “Santaluz Folia”, qual seu objetivo com esta mudança?

Zenon Nunes FIlho:  No primeiro ano (2013), ainda com os efeitos da pior seca da nossa história recente, tivemos que fazer uma festa bem simples, a quem da grandeza do nosso tradicional aniversário da cidade. Já em 2014, com a situação mais equilibrada, tivemos a percepção de que a nossa festa precisava ganhar um upgrade, não somente pela tradição histórica, mas, sobretudo, por ser uma grande oportunidade para centenas de famílias, que ganham a sua subsistência, nos meses subsequentes da festa, com o que foi comercializado. Sentimos uma imensa lacuna na região do Sisal das grandes festas de largo, as tradicionais micaretas, que aconteciam em Coité, Araci e em Serrinha, daí tivemos a ideia de reestruturar o circuito, naquele ano criamos o circuito alternativo (circuito sisal) na Praça Major Benício Vianna, com a criação do abre-alas da folia, para relembrar os antigos carnavais e envolver todas as faixas etárias e principalmente as famílias na folia, além da criação do nome “Santaluz Folia”, que representa a grandiosidade da nossa festa, com uma repercussão muito forte em todo o estado. O projeto agradou demais a nossa população e foram dois anos de muito sucesso, colocando o Santaluz Folia no hall das melhores festas de largo da Bahia.

 

Vem Ver: Este ano a cidade comemora 81 Anos, depois de vividas tantas histórias, quais as perspectivas de Santaluz para o futuro?

Zenon Nunes FIlho: Os desafios em uma cidade com demandas ininterruptas como a nossa são enormes, creio que nosso município, com a retomada do crescimento econômico no país e com a reestruturação da Yamana Gold, voltara a ser a “menina dos olhos” da região do sisal, oportunizando mais estabilidade e emprego para os munícipes. A nossa gestão também pode ser caracterizada como uma “gestão de transição”, na qual, diversos segmentos das classes trabalhadoras municipais, passaram por transformações, seja no estatuto, na aprovação de planos e na reestruturação administrativa, de modo que, vejo com clareza o fortalecimento institucional com reflexos nas melhorias dos serviços para a população, permitindo que, assim como crescemos nos últimos dez anos mais de 100 posições no Índice de Desenvolvimento Humano, continuaremos nessa ascensão social nos próximos anos. 

 

Vem Ver: Que infraestrutura será oferecida aos foliões?

Zenon Nunes FIlho: O Santaluz Folia nesse ano se inicia, como nas duas edições anteriores, com o abre alas da folia, no circuito sisal (Praça Major Benício Viana), com a entrega da chave da cidade ao rei da folia, permitindo um remake dos antigos carnavais, com uma integração de toda família luzense; além de uma homenagem a uma figura a qual todos tem um enorme carinho, que nos deixou recentemente, mas cada um de nós tem uma história pra contar do saudoso Misso do Bar; montamos um espaço para fotos, com blackdrop, além de toda ornamentação da praça. Os outros três dias de festa ocorrerão no circuito ouro (av. Nilton Oliveira Santos), com atrações de renome nacional, a exemplo de Alinne Rosa, Jammil e é o Tchan, na qual, o folião contará com diversos espaços para diversão, com barracas, espaço de alimentação, tendas com sonorização, equipe de TV cobrindo a folia, drone, telão de LED mostrando a festa em tempo real, camarotes, dentre outros. Todo aparato de segurança montado, com diversos segmentos da Policia Militar (CAEL, Especial, Cavalaria), Policia Civil e Guarda Municipal; equipes de saúde com médico de plantão, conselheiros tutelares, enfim, todo sistema de segurança e saúde prontos para garantir o equilíbrio e a prevalência da alegria na folia. Com fé em deus teremos uma linda festa, com a paz e o amor prevalecendo nos circuitos.

 

Vem Ver: Qual sua expectativa para edição deste ano do “Santaluz Folia”?

Zenon Nunes FIlho: A nossa expectativa sobre a edição deste ano do Santaluz Folia é que seja ainda melhor que as anteriores, afinal de contas, vamos aprimorando e melhorando com as experiências passadas. A diversidade das atrações, bem como a grande repercussão positiva da festa nas edições anteriores, faz com que mais pessoas venham prestigiar e colaborar para o sucesso do Santaluz Folia, afinal de contas, quem faz sempre a diferença são os foliões.

 

Vem Ver: Como um evento do porte desta micareta impacta a sociedade e a economia luzense?

Zenon Nunes FIlho: Quando resolvemos investir em uma grande Micareta, tínhamos a convicção de que o impacto positivo em diversos segmentos da sociedade seria o melhor possível. Passados dois anos desse novo formato, posso afirmar que as expectativas foram ainda superiores as que havíamos planejado, haja vista, a grande mobilização que existe em torno do Santaluz Folia. Os dados são bastante interessantes, na criação de postos temporários de trabalho no comércio, na ocupação dos hotéis e pousadas, nos aluguéis de imóveis, no fluxo de bares e restaurantes, no aumento significativo das vendas em supermercados, mercearias, açougues e distribuidoras, enfim, esse saldo positivo da festa permite que centenas de famílias tenham as suas subsistências garantidas por vários meses subsequentes a festa, a partir desse fluxo financeiro gerado, o que de fato, é extremamente importante para a cidade, desta forma, o Santaluz Folia é sucesso em todos os aspectos e é fundamental para nossa cidade.