Programa ‘ID Jovem’ é apresentado em Santaluz; mais de 5 mil jovens podem ter acesso

vemvercidade 01 Ago, 2017 21:59 - Atualizado em 01 Ago, 2017 23:01
Consultor nacional de juventude, Laudécio Silva no Colégio José Leitão.
Foto: Vem Ver Cidade Consultor nacional de juventude, Laudécio Silva no Colégio José Leitão.

O Programa Identidade Jovem (ID Jovem) foi apresentado em Santaluz nesta terça-feira (1°). A ação é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O objetivo do programa é garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. Os serviços são direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude.

O consultor nacional de juventude, Laudécio Silva, veio a Santaluz explicar sobre o funcionamento do programa e mobilizar os jovens para usufruir dos seus benefícios. O ID Jovem foi apresentado para alunos do Colégio Estadual José Leitão e Ceep Campo Paulo Freire. ''Muitas vezes não usufruímos de direitos por não saber que possuirmos, como era no caso dos benefícios trazidos pelo ID Jovem. Foi de grande relevância os esclarecimentos recebidos nesta manhã'', declarou Carolina Santos, aluna do José Leitão.

Ainda no município, o consultor fez uma reunião de formação para uma equipe da Secretaria de Assistência Social e com a Coordenação do Programa Bolsa Família. 

Reunião com equipe da Sec. de Assistência Social. (Foto: Vem Ver Cidade)

“Conseguir fazer essa articulação é essencial para fazer o programa chegar aos jovens. É uma política pública nova que muitos ainda não conhecem e este é um momento de tirar dúvidas e se aprofundar no tema”, ressaltou Laudécio. 

Ainda segundo o consultor, a expectativa é atender aproximadamente 5,751 mil jovens de Santaluz. Os interessados podem emitir a ID Jovem no site da caixa ou através do aplicativo do programa com mesmo nome, bastando informar os dados pessoais e o Número de Identificação Social (NIS).

Laudécio Silva falando para alunos do Ceep Campo Paulo Freire. (Foto: Vem Ver Cidade)