Projeto fotográfico lança livro em prol de construção de casa para família que mora no lixão de Santaluz
O livro Retratos de Esperança, faz parte de um projeto de fotografia social que leva para estudantes do sertão baiano, por meio de palestras e oficinas de fotografia em escolas, registros feitos ao longo de seis anos, pelo fotógrafo natural de Retirolândia, Bismarck Araújo, em municípios de quatro regiões baianas e da zona da mata pernambucana.
O livro de fotografias é composto de realidades diversas e adversas, que mostram a vulnerabilidade social baiana e brasileira por meio das imagens reveladoras de sentimentos, necessidades, alegrias, melancolias, ternuras, medos e esperanças.
(Foto: Retratos de Esperança/Divulgação)
O Retratos de Esperança convoca adolescentes, jovens, professores e pais – para a necessidade de um olhar sensível e crítico diante do mundo e das pessoas que os cercam. O seu pré-lançamento da obra será realizado neste mês.
Toda a renda da venda do livro será revertida para a construção de uma casa para uma família que mora em barracos de lona no lixão de Santaluz e sobrevive da coleta e separação de lixo reciclável. Metade das fotografias do livro foram feitas na realidade desta família luzense.
Fotografo Bismarck Araújo é idealizador do projeto. (Foto: Retratos de Esperança/Divulgação)
O Lançamento será feito em algumas cidades da Bahia. Confira a agenda da primeira semana:
- Dia 08/11, em Retirolândia, na Câmera dos Vereadores, as 19h;
- Dia 09/11, em Serrinha-Ba, no Shopping Serrinha, a partir das 10h;
- Dia 10/11, em Feira de Santana-Ba, durante o Festival de Fotografia do Sertão, no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, a partir das 19h
Conheça e siga o Retratos de Esperança e o trabalho de Bismarck Araujo nas redes sociais. No Facebook: Retratos de Esperança, Bismarck Araujo e Instagram: @retratosdeesperança, @bismarckaraujo_.
Para adquirir o livro entre em contato com retratosdeesperança@gmail.com, (75) 98198.6355 ou (75) 98106.3943.