Projeto voluntário de escolinha de futebol beneficia crianças e adolescentes da zona rural de Santaluz
Despertar valores como respeito, disciplina, comprometimento, autoestima e espírito de equipe é o objetivo da ‘Escolinha de Futebol M12’, ação realizada em Quixaba, na zona rural de Santaluz. O projeto é voluntario e idealizado por Marcelo Santos, morador do povoado, – e vem melhorando o comportamento e o rendimento de mais 40 estudantes do ensino fundamental e médio.
A ‘M12’ existe há 2 anos e abrange meninos de 06 a 18 anos de idade, e meninas acima dos 13, dividida nas categorias infanto e juvenil masculino, e juvenil feminino. Os treinos são realizados de segunda a sábado, na quadra poliesportiva do povoado.
“Senti que os meninos tinham uma grande carência quando se tratava de treinador, brigavam muito entre si, eles precisavam de alguém para aconselhar dentro e fora de campo. Como sempre gostei de esporte, resolvi abraçar essa causa e hoje sou mais que o treinador, sou amigo deles, o que faz com que eles cresçam cada vez mais, sabendo que tem um apoio”
Marcelo Santos, professor-idealizador do projeto. (Foto: arquivo pessoal)
Nas aulas, o professor Marcelo mescla a parte prática do futebol com a parte teórica, onde ressaltam valores que podem ajudar as crianças e os adolescentes na busca por um futuro melhor.
“Temos como objetivo ‘tirar’ os jovens da rua, das portas dos bares, pois quando estão treinando estão buscando uma melhoria de vida. Procuro saber como anda as notas escolares, fazendo isso busco com que os mesmos se empenhem e possam ser cidadãos de bem. O nosso projeto também ajuda as mulheres a saírem do sedentarismo, pois tinham a mesma rotina de casa, trabalho e filhos - com a escolinha elas podem treinar, se divertir e interagir com outras jovens”, destacou o professor idealizador do projeto.
Segundo Marcelo, o projeto contou com o apoio de alguns empresários da cidade na confecção de vestuário, e que até agora não recebeu apoio do poder público: ‘’Temos apenas o básico: bolas e cones, e os coletes que foram feitos por meio de patrocínio de alguns comerciantes da cidade. Nunca recebemos ajuda por parte do poder público”, revelou.
O espirito de solidariedade também é desenvolvido na Escolinha M12. Nos de períodos de longas estiagens, cada aluno da categoria infanto arrecada 1kg de alimento não perecível. Por meio de sorteio, os donativos arrecadados são doados para a família de um aluno que sofre com a seca.