Prova do Enem vai ser a mais segura dos últimos anos, garante diretora do Inep
Diretora de Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Eunice de Oliveira Ferreira Santos é a responsável pela área que cuida da logística do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), um dos maiores exames do gênero no mundo. Em 2017, são 6,7 milhões de candidatos que miram o ingresso em instituições de ensino superior.
A aplicação das provas, que serão realizadas em 5 e 12 de novembro, vai ser a mais segura dos últimos anos, garante a diretora do Inep. "Teremos pela primeira vez no Enem a prova identificada, com o nome e o número do aluno. Isso vai ajudar na segurança e na consistência da nossa base de dados, deixando a conferência (dos dados) mais ágil", afirma Eunice Santos.
"O que aconteceu em 2009 (vazamento da prova e adiamento do exame) foi um divisor de águas. Houve um prejuízo grande e foi um trauma para os estudantes. O fluxo do Enem foi redesenhado e a segurança, aperfeiçoada. Para aplicar a prova identificada, fizemos um mapeamento de como agem as quadrilhas que atuam para fraudar esse tipo de exame, com a ajuda da Polícia Federal", diz.
Neste sábado (16), como parte do protocolo de aplicação do Enem, a diretora do Inep vai participar de uma capacitação para os 210 coordenadores municipais escolhidos para gerenciar as etapas de execução do exame no Estado de São Paulo. O treinamento, que vai ocorrer em um hotel na zona norte da capital paulista, é presencial, vai durar 12 horas e incluirá simulações de ocorrências que podem terminar com a eliminação do candidato, como o uso do celular durante o horário de prova. "Tudo será repassado aos coordenadores, inclusive essas simulações do que se deve fazer em determinados casos", diz a diretora do Inep.
O Enem será realizado em 1.724 cidades brasileiras. Serão 22 mil locais de aplicação da prova, com 220 mil salas. O consórcio contratado para a execução do exame é formado pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas. A correção da redação será de responsabilidade da Fundação Vunesp.