Quase 40% dos brasileiros vão gastar menos na Páscoa, aponta SPC Brasil
O aperto no bolso do consumidor vai refletir nos gastos para a Semana Santa e aqueles que esperavam um ovo de chocolate talvez tenham que se contentar com o bombom. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que, entre aqueles que vão realizar compras na Páscoa, 39% vão gastar menos neste ano do que em 2016. Entre os principais motivos para a redução de consumo estão o aumento dos preços dos ovos de chocolates e demais produtos típicos do período sem que a renda também tenha crescido (42%), além do desemprego (21%).
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os principais itens que compõem a ceia para a data estão quase 3% mais caros do que no ano passado. Nos supermercados, o azeite deve apresentar um aumento de 3,2%, enquanto que os peixes em geral vão registrar uma alta de 2,6%. O bacalhau foi o produto que teve a menor variação em relação ao ano passado – 1,5% maior do que em 2016.
A tradição em presentear com chocolates durante a Páscoa também vai estar mais salgada esse ano. Bombons em caixa estarão, em média, 4,4% mais caros. Chocolates em geral, como barras e tabletes aumentaram 4,1%, enquanto os ovos de Páscoa tiveram reajuste de 3,4%.