Recadastramento biométrico de eleitores já pode ser realizado em Santaluz
O recadastramento biométrico de eleitores já pode ser realizado em Santaluz no cartório eleitoral do Fórum Desembargador José Maciel, os kits biométricos foram instalados entre os dias 16 e 17 de Janeiro deste ano e o serviço já está disponível desde o último dia 18 para os eleitores luzenses.
A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” - porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
O processo de recadastramento dura em média 15 minutos, contados do início do atendimento, salvo se houver pendências a serem resolvidas, quando, então, o prazo será contado a partir da resolução da pendência. Nos períodos de aumento de demanda pelos serviços eleitorais, o prazo estimado pode ser alterado. Ao final do recadastramento um Título atualizado será emitido para o eleitor.
Documentos necessários
Para ser atendido o eleitor deverá levar um documento oficial com foto, CPF e um comprovante de residência recente, juntamente com xerox do mesmo. Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.
Atenção também para os que vão fazer a primeira via do título: homens com idade entre 18 e 45 anos devem levar o comprovante de quitação militar. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral, por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o passaporte, por não conter a filiação.
Veja os documentos válidos para o recadastramento:
- RG
- CNH
- Carteira profissional
- Passaporte
- Carteira de reservista
- Certificado de alistamento militar original