Reportagem Especial Santaluz 81 Anos: A expressão cultural da Música

vemvercidade 14 Jul, 2016 18:15 - Atualizado em 14 Jul, 2016 18:16

A música sempre esteve presente na cultura luzenses, desde a musicalidade nos cordéis e poesias ao uso artístico da música, que leva aos quatro cantos da cidade e da região o prazer aos ouvidos e evocação aos sentimentos latentes ou adormecidos. São manifestações e expressões populares detentoras do contexto regional e de uma diversidade de gêneros e ritmos que constroem a identidade cultural e contribuem para o desenvolvimento local em diversos aspectos.

A musicalidade luzense é rica e repleta de grandes vozes que construíram junto a outros movimentos para a construção da cultura do município, em estilos que vão da leveza do xote a enérgica força do rock os artistas tem expressado seu talento e muitos vêm sobrevivendo da música quase sempre aliada à outra atividade, o que causa além da elevação da cultura a movimentação financeira dentro da própria cidade.

Os bailes, festivais, concursos e shows organizados histórica e atualmente na cidade são exemplos do reconhecimento e valorização dos músicos locais que atraiam a população para ruas e estabelecimentos onde eram realizadas as apresentações, no entanto hoje se percebe com a recorrente contratação de músicos de outras cidades, uma inclinação a desvalorização dos artistas locais, que este ano uniram-se para buscar a valorização da classe e incentivos para contratação de artistas locais para os eventos locais.

São inúmeros os interpretes, compositores e instrumentistas que sobem aos palcos locais, nacionais e até mesmo mundiais, um sucesso que reflete o esforço e o talento de cada uma em busca dos seus sonhos e do seu sustento, além de novos artistas que surgem a cada geração. O passado o saudoso show de Calouros serviu de porta de entrada para inúmeros nomes e hoje o Show de Talentos Santaluz oferece também essa possibilidade.