Rodada ajuda e Bahia sobe para Série A do Brasileiro

vemvercidade 26 Nov, 2016 21:42 - Atualizado em 26 Nov, 2016 21:49
Edigar Junior abriu o placar para o Bahia em Goiânia
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia Edigar Junior abriu o placar para o Bahia em Goiânia

Festa antes, durante quase todo o primeiro tempo e depois. A torcida do Bahia foi até Goiânia buscar o acesso e assim o fez. Se o ponto necessário não veio, já que a equipe perdeu para o Atlético-GO por 2x1, os tricolores presentes no Estádio Olímpico foram o ponto alto. O que interessa, porém, é que o Bahia está na Série A de 2017, após uma campanha incrível de recuperação no segundo turno, onde fez 38 pontos.

Campeão da Sére B em 2016, o time goiano fazia a festa das faixas, mas estava determinado a encerrar a campanha ganhando mais 3 pontos. O Tricolor baiano, no entanto, começou mostrando estar disposto a esquecer o regulamento e desde o início adiantou seus atacantes, para dificultar a saída de bola do adversário.

A cautela dos dois lados fez com que até os 15 minutos nenhum dos dois times chegou com perigo, embora o Bahia tivesse qualidade na defesa e no meio de campo, mas os atacantes tinham dificuldades em dar prosseguimento às jogadas.

Aos 21 minutos, a torcida Tricolor explodiu. Em Recife, o Oeste abriu o placar diante do Náutico, resultado que colocava o Bahia na Série A mesmo se perdesse o jogo em Goiás.

Aos 30 minutos, outra boa notícia. O Ceará fazia 1 a 0 em cima do Vasco, no Rio de Janeiro. Os deuses do futebol pareciam estar mesmo vestidos de azul, vermelho e branco.

Poderia melhorar, e melhorou. Aos 35 minutos, Régis fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro e Edigar Junio pegou quase rente à trave para fazer Atlético GO 0 x 1 Bahia, o centésimo gol do time baiano na temporada.

Era difícil esperar que melhorasse ainda mais. Pois ficou melhor. O Oeste fez o segundo em cima do Náutico.

Aos 46 minutos, no entanto, deu pane na defesa do Bahia. Júnior Viçosa, livre na marca do pênalta, empatou. Atlético GO 1 x 1 Bahia.

Segundo tempo

45 minutos separavam o Bahia da elite do futebol brasileiro, a Série A, em 2017.

Aos 4 minutos, o Vasco empatou o jogo contra o Ceará,  e 3 minutos depois virou, mas a derrota parcial do Náutico mantinha a classificação do Tricolor baiano.

Àquela altura, o Bahia só continuaria na Série B se o Náutico fizesse 3 gols e o Atlético GO virasse o jogo.

E com os dois times evitando correr risco, a partida ficou morna. A partir dos 15 minutos o Bahia aí, sim, colocou o regulamento embaixo do braço, passou a tocar a bola, manter a posse.

A tática deu errado, aos 26 minutos. Tinga bateu cabeça, Muriel bateu roupa, Jorginho aproveitou e o Atlético virou o jogo. Atlético GO 2 x 1 Bahia.

Hernane quase empatou aos 33 minutos, chutando de primeira depois de cruzamento da direita feito por Allano, mas o goleiro Klever fez boa defesa.

Na Arena Pernambuco, torcedores invadiram o campo, formou-se uma confusão, o jogo foi interrompido, adiando a comemoração Tricolor.

Mas o grito saiu. Bahia é, de novo, um time de Série A.