Santa Luz FM promove II roda de conversa em Parceria com Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
A Rádio Comunitária Santa Luz FM em Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB Campus II - Alagoinhas, promove neste Sábado, 1º de Julho, às 18:30h, no auditório da APLB em Santaluz, mais uma roda de Conversa, dessas vez o tema é: Política cultural no território do sisal: em que ponto nos encontramos?
O objetivo do evento, é avaliar e debater os impactos do atual momento político-econômico do Brasil para as políticas culturais no Estado da Bahia e no Território do Sisal e terá como animadores da mesa o Comunicólogo Edisvânio Nascimento (mestrando em Crítica Cultural/UNEB); a Profa. Dra. Jailma dos Santos Pedreira Moreira (Pós-Crítica/UNEB) e o Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos (Pós-Crítica/UNEB).
Esta é a segunda roda de conversa, fruto da parceria entre as instituições. A primeira ocorreu no final do ano passado, com o tema: Semiologia dos meios: comunicação em rede contra os monopólios midiáticos . “A ideia é construir uma agenda discursiva que possibilite-nos pensar a respeito dos modos de produção cultural local, das políticas culturais, educação e de comunicação, em especial para Santa Luz e o território do Sisal. Obviamente que pensando também inter-territorialmente, hoje, já é uma realidade, por exemplo, a boa relação da Santa Luz FM com o Pós-Crítica que se encontra em Alagoinhas, mas queremos muito mais, ir além, a UNEB em Coité por exemplo, é fundamental para este pensar coletivo e logo, será chamada para os debates, pois estou certo que este é o caminho e tenho certeza que o Campus XIV vem com a gente também”. Destacou Edisvânio Nascimento.
Nascimento enfatizou a importância de ir construindo diálogos, trocando ideias e pensando coletivamente. “Juventude, artistas, professores, comunicadores e todos aqueles e aquelas que querem o melhor para o nosso município, território, Bahia, e porque não dizer, país! Vamos conversando, estreitando relações, construindo parcerias, apontando para importantes caminhos e buscando novas perspectivas. É preciso que os agitadores culturais de nossa cidade, do nosso município e do território, se mobilizem, estejam atentos. Mas é necessário também, que provoquemos os nossos gestores, secretários de educação e cultura e todos que estão ligados à gestão dos recursos públicos. Vamos fazendo política, a política que pensa crítica e culturalmente”.
Durante o evento serão lançados os livros: SOB A LUZ DE LAMPIÃO: Maria Bonita e o movimento da subjetividade de mulheres sertanejas. Jailma dos Santos Pedreira Moreira (EdUNEB, 2016); e DEVIR NEGRO. Maria Nazaré Mota de Lima; Osmar Moreira dos Santos (EdUNEB, 2016).
“Ao final da II roda de conversa, a proposta é tirar encaminhamentos concretos e formar um grupo para pensar na realização de um evento amplo que deverá acontecer aqui em Santa Luz no mês de Novembro ou Dezembro deste ano”. Acrescentou Edisvânio.
O evento conta também com o apoio cultural da Rádio Web Pós-Crítica, APLB de Santa Luz e do Site Vem Ver Cidade.
Redação Santa Luz FM