Santaluz 82 anos: Alunos do Colégio Aç@o exploram memória e história do município
Proporcionar novas experiências e descobertas sobre a memória da história de Santaluz, que neste mês completa 82 anos de emancipação política, é a principal proposta das visitas aos patrimônios materiais e imateriais realizadas por projeto do Colégio Aç@o.
Pensando nisso, os alunos do ensino fundamental nos níveis I e II, em maio, participaram de um encontro com o memorialista Nelci Lima da Cruz, onde foi levantado temas como patrimônio material e o uso da história oral. E na última segunda-feira (17/07), acompanhados do professor de história Leonardo Sousa e sob a coordenação da diretora Jussara Secundino, os alunos visitaram a Estação da Lesta, marco histórico do início da República, depois foram ao Casarão da Família Leitão, clube Lira Popular Luzense, onde passaram artistas famosos como: Ângela Maria, Agnaldo Rayol e Valdik Soriano – , antigo Açougue Municipal e no atual que no passado funcionava um cinema, onde recebeu artistas como Luiz Gonzaga, – e por fim os estudantes foram na casa onde residia o primeiro Prefeito de Santa Luz, Ezequiel Cardoso da Costa.
(Foto: VemVer Cidade)
“Nós estudamos Europa, África, Oriente Médio, Ásia e o Brasil enquanto história Estadual e Nacional. E nossa História Local? Durante as atividades fiz alguns questionamentos e posicionamentos: Temos que conhecer a nossa riqueza Cultural. Daqui a 20, 30, 40 e 50 anos como estará o nosso Patrimônio Cultural? Como iremos preservar a nossa Cultura? Que Políticas públicas devem ser feitas para preservação da nossa Cultura?, questionou o professor, Leonardo Sousa.
“Quem ama Santaluz, assim como eu, tem a obrigação de manter essa belíssima riqueza cultural”, ressaltou o docente. "Foi uma aula Cultural que não tem preço. O Patrimônio Cultural Luzense é inafiançável", concluiu.