Santaluz: Centro de Atenção Psicossocial promove ‘Semana da Luta Antimanicomial’
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Santaluz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a ‘Semana da Luta Antimanicomial’ que destaca a importância de manter em liberdade as pessoas com sofrimento mental. As ações iniciaram nesta segunda-feira (15), na praça Ezequiel Cardoso (Praça do cuscuz), com atividades educativas e recreativas que tiveram a participação de pessoas com transtornos mentais, dependentes químicos e seus familiares. De acordo com os organizadores, o intuito dessa atividade é proporcionar a comunidade luzense conhecer melhor o trabalho do Caps e com isso, diminuir o preconceito e a discriminação. As atividades no centro da cidade seguem até quarta-feira (17).
(Foto: Caps/Divulgação)
Já na quinta-feira (18), principal data do calendário, o Caps vai promover uma audiência pública: ‘Prevenção do suicídio e valorização da vida’. O evento será realizado no Auditório Municipal Lindaura Carneiro (Anexo ao Cenos), às 08h30, – e contará com a palestra do Dr. Joel Miguez, Terapeuta ocupacional que possui experiência e formação em cuidados com usuários de drogas, além de ter domínio em experiência somática.
Instituído em 1987, o Movimento Antimanicomial tem como característica a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro dessa batalha, está o combate à ideia de que se deve isolar o paciente, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O objetivo é mostrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que, para isso, tenham que abrir mão de seu lugar na sociedade.
A psicóloga Merioldes Silva, coordenadora do Caps, reforçou a importância da participação da comunidade.
“Esperamos a presença de todos para juntos mudarmos a realidade da nossa cidade”, disse.