Santaluz: Entidades ligadas a Agricultura Familiar definem estratégia para ampliar a comercialização da carne de frango
Com o objetivo de definir estratégias para o escoamento da produção de frangos caipiras produzidos em 21 comunidades rurais de Santaluz por meio de projeto de incentivo à Agricultura Familiar, a diretoria da Cooperativa de Beneficiamento e Comercialização Ltda (Coobencol) reuniu em sua sede, nesta terça (20), com a comissão dos Jovens Produtores de Frangos Caipira, e com representantes do Ceaic e da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares de Santaluz (Ammtrafas). Também participaram do encontro, um representante da Humanas Brasil e o vereador Van Van do Mucambinho (PT).
O projeto de avicultura comunitária visa o fortalecimento da agricultura familiar - agregando valor as cadeias produtivas locais, com o beneficiamento e desenvolvimento do empreendedorismo para jovens – a iniciativa é do Ceaic e da companhia de desenvolvimento e ação regional (CAR), com o apoio Governo do Estado Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
(Foto: Divulgação)
A Presidente da Coobencol, Valmira Souza, destacou a importância de ações como essa para a ampliação e sustentabilidade da Agricultura Familiar, que segundo ela, traz oportunidade de emprego e renda ao jovem do campo e proporciona a diminuição do êxodo rural em Santaluz.
“Hoje a Coobencol tem um trabalho de impacto direto na vida do jovem rural, que abrange desde a capacitação, acessória na elaboração do Projeto e construção dos aviários, e demais subsídios para a viabilização do empreendimento. E o Objetivo da Entidade é que esse Projeto se estenda para outras comunidades do município, contemplando um número maior de jovens que hoje é de aproximadamente 50 contemplados. A Exemplo do trabalho dos grupos de produção de mulheres realizado pela Ammtrafas que beneficia diretamente cerca de 280 mulheres de comunidades rurais de Santaluz, disse
De acordo com representantes da Coobencol, os frangos caipiras, que são de excelente qualidade têm preço acessível e podem ser adquiridos na sede da entidade, situada na Rua Rio Branco, centro de Santaluz.
***
O Portal Vem Ver Cidade tem como principio editorial apoiar iniciativas ligadas a organização social, cultural, econômica e ambiental, de Santaluz e demais municípios que compõem a região sisaleira da Bahia.