Santaluz na mídia nacional, uma trajetória de exemplo e tragédia
Os moradores de Santaluz não aparecem muito nas mídias nacionais, daí o fato de estranheza e/ou alegria de ver a cidade estampada nas páginas de notícias ou exibida nas grandes mídias do país, no entanto a sociedade interiorana da cidade que vem sendo acuada pelos medos da cidade grande, não têm muito do que se orgulhar nas suas últimas aparições em “público”.
Basta uma rápida busca nos sites de pesquisa e encontramos o reflexo negativo que vem sendo evidenciado nas mídias e encontramos desde heranças culturais e projetos que dão orgulho ao ser luzense a aparições em programas de entretenimento na televisão, mas no último ano as manchetes que tornam Santaluz vitrine se tornaram carregadas de preocupação e medo.
Em 2012 “No sertão da BA, cooperativa muda a realidade de um grupo de mulheres” chamou a atenção para iniciativa de mulheres de fibra que com a “Roda de ciranda” vivem a luta e as conquistas de mulheres acostumadas com uma história que parecia ter sempre o mesmo ritmo, mas que graças a sua união viu uma nova realidade para centenas de mulheres de na época 10 municípios, entre eles Santaluz.
No ano seguinte 2013 “Na BA, griôs preservam memória e história oral de seus povos” que levou a todo o Brasil a história de coragem e cultura do Rose, povoado luzense que aprendeu que prosperar, a cultura era tão importante quanto à agricultura e foi um dos primeiros a pedir incentivo do governo para resgatar a cultura dos assentados no Brasil. O Povoado ganha ainda outra aparição em 2014 “Assentamento no sertão da Bahia muda sua história fazendo cultura” que reforça a importância desse resgate na cultura e na economia do local.
Em 2015 o exemplo de duas luzenses que buscavam realizar seu sonhos através do Enem foi o destaque “1ª vez no Enem, primas sonham em cursar gastronomia e abrir restaurante”, ambas de Santaluz na época trabalhavam como domésticas em Salvador.
No ainda corrente ano de 2016 as nossas passagens pela mídia foram de terror ao invés de exemplos, “Duas pessoas são encontradas em porta malas de carro que queimou as margens da BA-120 em Santaluz” trouxe à tona os crescentes casos de violência, quem não ganharam destaque nacional, mas vem assustado a “População de Santaluz vai às ruas protestar contra crimes e reivindicando ações do poder público” ambas as notícias com repercussão nacional e internacional.
É claro que as manchetes nacionais chamam a atenção já que refletem a visão que pode ser vista por todo o Brasil, mas se observados os sites regionais e locais os casos de violência e medo vêm sendo evidência sobre as ações de fé, cultura e esperança do povo luzense.