Série infantil Valentins é a estreia de Cláudia Abreu como roteirista
Cláudia Abreu tem quatro filhos entre cinco e 16 anos e, como a maioria das mães e pais, tem o hábito de contar histórias para as crianças antes delas dormirem.
Agora, em vez de contar só para os filhos, Cláudia vai compartilhar suas criações com os espectadores do canal infantil Gloob, a partir de amanhã, às 20h30, na série infantojuvenil Valentins.
A primeira temporada, de 26 episódios, será exibida de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.
A série Valentins é a primeira experiência de Cláudia como roteirista. “Minha relação com o universo infantil é antiga. Fiz Pluft (clássico de Maria Clara Machado) duas vezes no teatro e essa experiência foi tão intensa que me deu vontade de criar algo original para as crianças. Valentins surgiu desse desejo de começar a escrever”, diz a carioca de 46 anos de idade e que há 27 anos atua na televisão.
Dupla de autoras
Para desenvolver o roteiro, Cláudia encontrou uma parceira que já conquistou as crianças: Flávia Lins e Siva, autora de DPA - Detetives do Prédio Azul, uma das produções nacionais de maior sucesso do Gloob.
Assim como DPA, Valentins envolve questões de muito interesse do universo infantil, como amizade, paixões, mistérios, vilania... mas há um mote que se destaca na criação de Cláudia Abreu e Flávia Lins e Silva: os medos infantis.
“A ideia surgiu a partir da observação de que o medo é algo muito recorrente na vida das crianças. O mote é exatamente esse: como elas lidam com os próprios medos e que ferramentas podemos dar a elas para os enfrentarem com autonomia. A união da família também é um lema que a série incentiva”, revela Cláudia. A cada episódio, os pequenos Valentins vão encarar um medo diferente: medo do escuro, medo de ladrão, medo de perder os pais...
A história acompanha o dia a dia a dia da família Valentim, formada pelos irmãos Betina, João, Lila e Theo; pela mãe Alice, que é uma alquimista culinária; e pelo pai Artur, químico e inventor.
Quando os pais desaparecem misteriosamente, os quatro irmãos precisam aprender a se virar sozinhos, enquanto tentam entender o que aconteceu. Apenas o pequeno Theo os viu serem transformados em ratos, mas ninguém acredita no caçula, afinal, como toda criança de sua idade, ele é chegado a uma mentirinha.
Além de ser a roteirista, Cláudia também interpreta a mãe dos Valentins. O pai é Guilherme Weber e o carismático vilão Randolfo, que finge ser amigo da família, é Luis Lobianco (revelado em Porta dos Fundos).
As crianças são Rebeca Solter (Betina), Arthur Codeceira (João), Duda Wendling (Lila) e Otávio Martins (Théo). A escolha por quatro irmãos não foi à toa: é uma forma de Cláudia Abreu homenagear os próprios filhos.