Serviços do Tabelionato de Notas deixam de ser executados no Fórum de Santaluz

vemvercidade 10 Abr, 2017 12:07
Segundo informações publicadas pelo TJ-BA, atualmente, 170 cartórios extrajudiciais estão privatizados no Estado, enquanto as demais seriam preenchidas pelo concurso.
Reprodução Segundo informações publicadas pelo TJ-BA, atualmente, 170 cartórios extrajudiciais estão privatizados no Estado, enquanto as demais seriam preenchidas pelo concurso.

A Bahia é o único estado do país que ainda possui cartórios extrajudiciais sobre administração pública, embora tenha desde 2012 aprovado a Lei 12.352/11, que visava privatizar os estabelecimentos existentes. O concurso para a escolha de delegatários (titulares de cartórios de notas e registros) foi realizado em 2014. Contudo, aproximadamente cinco anos depois, pouca coisa mudou, e muitos cartórios ainda não privatizados em todo o estado, como era o caso de Santaluz.

Os serviços do tabelionato de notas e de registro devem ser exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público, para tanto, no dia 13 de Janeiro deste ano ocorreu à sessão de escolha do 1º Concurso Público para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado da Bahia, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), entre as quais os cartórios de Santaluz foram selecionados.

  1. Tabelionato de Notas com Função de Protesto - Giovani Guitti Gianellini
  2. Registro de Imóveis e Hipotecas/Títulos e Documentos - Bianca Maia de Britto
  3. Registro Civil / Pessoas Naturais - Gabriela Aparecida Carvalho Iunes

O delegátario Giovani Guitti Gianellini, que a partir de agora estará à frente do Tabelionato de Notas com Função de Protesto de Santaluz já iniciou o processo de transferência dos serviços que eram realizados no Fórum Desembargador José Maciel dos Santos e devem ser transferidos em breve para a nova sede do cartório, na Rua Pedro Evangelista no centro da cidade, próximo ao Hospital do Município.

Os serviços devem passar a ser realizados no novo endereço já na segunda quinzena deste mês. Confira lista de Serviços que deixam de ser executados na sede da comarca de Santaluz:

  • Escrituras Públicas
  • Reconhecimento de Firmas
  • Autenticação de Cópias
  • Separação e Divórcio Consensuais
  • Atas Notariais
  • Inventários
  • Testamentos
  • Procurações