Servidores de Quijingue entram no segundo dia de paralisação e ocupam Câmara de Vereadores
Um grupo de servidores públicos do município de Quijingue, localizado na região sisaleira, ocupou, na manhã desta segunda-feira (2) e na tarde de hoje (03), a Câmara Municipal de Vereadores da cidade. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial. Segundo a categoria, desde 2014 não há mudança nas quantias pagas. Com o ato, os servidores marcaram o início da paralisação dos servidores municipais por tempo indeterminado.
“Os servidores da saúde por exemplo tiveram seus vencimentos reduzidos devido a administração entender que o cálculo de insalubridade tem que ser calculado sob o salário mínimo reduzindo os vencimentos dos servidores da saúde. A gestão municipal descumpre também a lei do Programa de melhoria do acesso e da qualidade, aprovada no município desde 17 de junho de 2016 onde 50 % do valor repassado pelo ministério da saúde tem que ser revertido para os profissionais, não bastasse isso os servidores penam desde 2014 sem reajuste, sendo que a gestão municipal reajustou os salários de cargos políticos, secretários, prefeito e vice prefeito em cerca de quase 25%”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Quijingue (SINSPUQ), Francklin Carvalho.
Carvalho afirma que além de tudo disso, servidores contratados estão reclamando de ter seus salários atrasados em quase 6 meses.
(Divulgação)
Em nota, a prefeitura se defende: “Infelizmente, a gestão está encontrando uma dificuldade política de negociação para agradar aos 14 funcionários que possuem os salários mais elevados do município, são enfermeiros em sua maioria e já recebem acima da média salarial nacional, muito mais elevado que outras cidades da região nordeste da Bahia remuneram. A prefeitura lamenta o fato distorcido que os meios de comunicação acataram como verdade sem a devida apuração, não existe nenhuma paralisação acontecendo efetivamente em Quijingue com apoio dos funcionários em sua ampla maioria, os setores estão funcionando sem prejuízos a comunidade”
“Em Quijingue, o salário dos servidores está sendo pago em dia, dentro do mês trabalhado sem nenhum atraso, graças a muito esforço da gestão no controle das receitas e despesas e seguirá aberta ao diálogo para qualquer eventual esclarecimento”. completa a nota.
Uma reunião de negociação entre prefeitura e sindicato está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (05).