Sesab emite comunicado de risco sobre gripe aviária

vemvercidade 23 Mai, 2023 19:52 - Atualizado em 23 Mai, 2023 20:03

Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), emitiu para os municípios, nesta terça-feira (23), um comunicado de risco com assunto Emergência zoossanitária em Função da Gripe Aviária. 


O documento foi divulgado após o Ministério da Agricultura e Pecuária declarar estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.


Entre as recomendações expostas no comunicado estão a intensificação da vigilância de epizootia em aves silvestres e domésticas e de Síndrome gripal e síndrome gripal aguda grave em pessoas expostas a esses animais. 


O documento recomenda ainda a intensificação de ações de educação e mobilização social para que não sejam recolhidas as aves que forem encontradas doentes ou mortas, sendo acionado o serviço veterinário mais próximo.


A H5N1 é uma doença causada por um vírus e afeta diversas espécies de aves, inclusive migratórias, além de também poder atingir mamíferos terrestres e marítimos, suínos e o próprio ser humano. Sua incidência gera graves consequências à saúde animal, à economia e ao meio ambiente.