Teste rápido para zika, desenvolvido por empresa na Bahia é aprovado Anvisa

vemvercidade 25 Mai, 2016 20:17 - Atualizado em 25 Mai, 2016 20:20
Bahiafarma poderá produzir e comercializar o primeiro diagnóstico rápido do zika
Divulgação/Sesab Bahiafarma poderá produzir e comercializar o primeiro diagnóstico rápido do zika

O teste rápido da ‎Zika, desenvolvido em parceria entre a Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody Inc., foi aprovado pela Anvisa e poderá ser utilizado no País inteiro. O teste é inédito no país e, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), também é o primeiro diagnóstico feito sem a participação da Fiocruz.

Ainda de acordo com a Sesab, a realização do teste rápido não apenas confirma o diagnóstico de possíveis pacientes, mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, facilitando ações de combate em locais específicos, e auxilia nas pesquisas sobre a doença.

O desenvolvimento do teste rápido para zika vírus teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana, centro-norte do Estado.

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País.

Com informações da Tribuna da Bahia