Vereadores de Santaluz se reúnem com representante da Brio Gold para cobrar mais contratação de mão de obra local

vemvercidade 19 Set, 2017 11:47 - Atualizado em 19 Set, 2017 13:46 Vem Ver Cidade
Encontro aconteceu na segunda-feira (18)
Foto: Vem Ver Cidade Encontro aconteceu na segunda-feira (18)

Vereadores de Santaluz participaram de uma reunião com o gerente geral da mineradora Brio Gold, Cleiton Botelho, nesta segunda-feira (18), para discutir a abertura de vagas de empregos voltadas a mão de obra local. O encontro aconteceu no escritório da empresa e contou a  presença de Paulão (PMDB), Sérgio Suzart (PPS), Jeová (PSD), VanVan (PT), Natanael (PMDB), Danda (PP), Miraldo (PDT) e Luizão (PMDB).

No encontro com os legisladores, o gerente da multinacional assegurou que obras como transferência de uma comunidade, revestimento de barragem e serviços mecânicos vão gerar novas contratações. Segundo o gerente, atualmente 60% do quadro de funcionários é ocupado por luzenses e a tendência é aumentar.

“Temos três grandes frentes de trabalho: uma transferência de uma comunidade, revestimento de barragem e obras civil e mecânica na nova planta de operações. A nossa prioridade é que boa parte da mão de obra seja de Santaluz, 70% ou mais é o nosso desejo. Obviamente, devido a carência de mão de obra local em algumas funções, temos que buscar profissionais de fora”, disse Cleiton Botelho.

Para o vereador Paulão, o legislativo estar fazendo a sua parte e acredita que a aproximação da prefeita com a empresas é de fundamental importância. 

“Saímos das reunião com o sentimento de estar fazendo a nossa parte, cobrando a empresa, que haja a contratação da mão-de-obra local. Acredito ainda que deva haver uma aproximação entre a prefeita e a empresa para que haja o estreitamento desta relação", disse Paulão

O Vereador Natanael disse que o legislativo está empenhado em cobrar da empresa a ampliação da mão de obra local e lamentou o problea da falta de qialificação em  áreas especificas.

“O nosso objetivo foi justamente buscar respostas para as cobranças da sociedade, mostrar que o legislativo está empenhado em cobrar da empresa ampliação da mão de obra local, no entanto Ficou clara a ausência do contato do Poder Executivo com a empresa. Ficou claro também que o maior problema do nosso município é ausência da mão de obra especializada, 60% das pessoas contratadas são do município de Santaluz e infelizmente nós não possuímos profissionais capacitados e não tem como comprovar essa capacitação em carteira para garantir a empresa uma maior segurança na contratação para áreas mais especificas”, ressaltou Natanael

Já o Vereador Miraldo, ressaltou  que boa parte das contratações de mão de obra local são feitas por empresas terceirizadas e disse que está buscado junto com o poder executivo promover cursos profissionalizantes.

“Após discutir e analisar os números das contratações percebemos que a maioria das contratações que são realizadas pelas empresas terceirizadas que atuam junto a Brio Gold, foram de luzenses, no entanto entendemos a questão da falta de capacitação profissional e da experiência profissional comprovada para profissionais de áreas mais especializadas. Sendo assim buscamos uma parceria entre a empresa e a prefeitura para promover uma certificação dos profissionais para garantir maior segurança a empresa na contratação", ressaltou Miraldo.