WhatsApp novamente na mira dos golpistas
vemvercidade
08 Fev, 2017 12:47
- Atualizado em 08 Fev, 2017 12:53
Oficinadanet
Cuidado com o golpe! O usuário, ao clicar na mensagem recebida, acaba sendo direcionado para um site que tenta se passar pelo aplicativo.
Em apenas dois dias, um novo golpe no WhatsApp já fez mais de 300 mil vítimas, de acordo com um levantamento da empresa de segurança digital Kaspersky. O anúncio fraudulento oferece aos usuários do mensageiro um bônus de R$ 15 em créditos caso eles se cadastrem em um link que está sendo divulgado no aplicativo. Porém, tudo não passa de mais um golpe. O usuário, ao clicar na mensagem recebida, acaba sendo direcionado para um site que tenta se passar pelo aplicativo. Então, é solicitado o compartilhamento do link para todas as conversas e grupos do WhatsApp. Após seguir as instruções, o usuário acaba sendo redirecionado para links falsos que solicitam a atualização de algum aplicativo para que possa ser possível receber o bônus (no geral é o Facebook).
Fique sempre atento! Não seja a próxima vítima dos golpistas.
A grande questão é que quando o usuário acredita que atualiza os aplicativos, na verdade inicia o download e também a instalação de outros aplicativos e malwares. Tais programas, como de costume, possuem um único objetivo, ou seja, roubar os créditos dos usuários e ainda conseguir acesso a dados pessoais que estão armazenados no celular. Além disso, o número pode ainda ser cadastrado em serviços de mensagens pagas. Mesmo que a vítima não realize o download dos aplicativos, nesta fase, ela já compartilhou o golpe com os amigos do WhatsApp. Então, caso você tenha sido vítima de algum golpe semelhante através do WhatsApp, ou até este, primeiramente é necessário avisar os seus contatos, após cancelar os serviços em que foi cadastrado e atualizar o software móvel de proteção. Porém, o mais importante é mesmo ficar alerta. Não caia em pegadinhas, lembre-se que dificilmente alguém distribuirá algum beneficio como este. Toda oferta precisa ser avaliada com cautela para não ser a próxima vítima.