XII Feira de Ciências do Educandário Construção do Futuro Começa hoje (3)
A XII edição da Feira de Ciências do Educandário Construção do Futuro, recebe visitas a partir de hoje (3). O evento busca integrar a escola e a comunidade por meio da disseminação de informações e conhecimentos produzidos e debatidos com o alunado e professores durante o ano e culminam nas apresentações nos stands de cada turma.
A abertura das atividades ocorreu na tarde da última terça-feira (01), com caminhada e passeio ciclístico que envolveram alunos, pais e membros da equipe que percorreram as principais ruas do centro da cidade convidando a população luzense para visitar a escola - Avenida Santa Luzia, nº 373 em Santaluz - durante os dias 03 e 04 de novembro.
Este ano o tema “Biotecnologia Genética: Origens e Evoluções da Vida” convida os visitantes a conhecer o mundo da genética, suas aplicações cotidianas e os avanços em diversas áreas que do cotidiano e da vida humana.
A visitação:
- Quinta e Sexta
- 09:00 as 12:00 horas
- 14:00 as 17:00 horas
A biotecnologia consiste em um conjunto de práticas relacionadas à interações biológicas que possam originar substâncias, formas de produção ou até mesmo novas espécies. No que diz respeito à criação de novas espécies, podemos citar a engenharia genética como o grande pilar dessa área da biotecnologia.
A engenharia genética compreende um conjunto de técnicas que visam o aprimoramento ou estruturação genética de determinada espécie de vegetal ou animal conforme as necessidades científicas. Apesar de ser constantemente alvo de acusações polêmicas, a engenharia genética já apresentou inúmeras contribuições para a sociedade.
Do ponto de vista mais prático a engenharia genética em plantas procura adequar o DNA do vegetal para diversas finalidades como, por exemplo, resistência a pragas e doenças, tolerância a solos pobres em nutrientes, aumento do valor nutritivo, tolerância a altas e baixas temperaturas, aumento de produtividade, fibras mais resistentes, produção de diversos fármacos entre outras aplicações, tudo isso a partir da recombinação do material genético do vegetal.
Em animais a biotecnologia atua de maneira menos incisiva, em especial pelas diversas críticas sobre o sofrimento dos animais e os limites da ciência. Apesar dessas críticas alguns estudos obtiveram alguns resultados como animais com características genéticas humanas para testes de medicamentos, produção de proteínas, hormônios e até mesmo leite com propriedades medicinais. Os gados de corte atuais em sua maioria são resultados de recombinações genéticas que visam espécies mais produtivas.
Apesar de diversas polêmicas em alguns aspectos a biotecnologia e a engenharia genética tornaram-se importantes ferramentas de pesquisa e desenvolvimento, que se utilizadas de forma consciente certamente ajudarão a sociedade em diversos aspectos.