570 crianças indígenas morreram durante o governo Jair Bolsonaro

vemvercidade 22 Jan, 2023 13:59 - Atualizado em 22 Jan, 2023 14:08

Pelo menos 570 crianças yanomamis morreram em decorrência de desnutrição nos último quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A informação é da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que está em Roraima ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a fim de verificar a situação dos indígenas.

Nas redes sociais, a primeira ministra indígena do país lamentou as mortes. “É muito triste saber que indígenas, sobretudo 570 crianças yanomamis, morreram de fome durante o último governo”, afirmou.

Neste sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Roraima, junto a Guajajara e os ministros Nísia Trindade (Saúde), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) para ajudar na crise sanitária e humanitária que atinge o território Yanomani. Durante passagem pelo estado, o mandatário declarou que as prioridades para lidar com a carência dos indígenas passam pela reestruturação do transporte no local, maior atendimento médico e o fim do garimpo ilegal na região.