Alckmin é denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro

vemvercidade 23 Jul, 2020 16:13 - Atualizado em 23 Jul, 2020 16:17 Agência Brasil

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público de São Paulo à Justiça Eleitoral.

Na semana passada, Alckmin foi indiciado a partir de uma investigação com base em informações fornecidas por executivos do Grupo Odebrecht em acordos de colaboração premiada.

Segundo as investigações, ele recebeu R$ 2 milhões de recursos não declarados da empreiteira para a campanha ao governo de São Paulo. Em 2014, na campanha à reeleição, a apuração aponta para o recebimento de mais R$ 9,3 milhões para a disputa à reeleição.

O presidente estadual do PSDB de São Paulo, Marco Vilnholi, divulgou nota em que afirma ter confiança na “idoneidade” do ex-governador. “40 anos de vida pública, postura de retidão e respeito à lei sem jamais abrir mão dos princípios éticos e de seu compromisso em servir”, diz o comunicado. Alckmin foi governador de São Paulo em dois períodos, entre 2001 e 2006 e de 2011 a 2018.