Alvorada, missas e carreata marcam dia de Santa Luzia, padroeira de Santaluz

vemvercidade 13 Dez, 2021 18:45 - Atualizado em 14 Dez, 2021 00:42 Da Redação

Fiéis católicos celebraram nesta segunda-feira (13) o dia de Santa Luzia, padroeira de Santaluz, cidade da região sisaleira da Bahia. A programação, que é considerada a mais importante do calendário religioso do município, encerrou o trezenário em homenagem à santa protetora dos olhos.

Foto: Adriano Reis VemVer Cidade


Durante todo o dia, católicos e devotos participaram de uma alvorada festiva e de seis missas. A celebração das 10h foi ministrada pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, e que foi assistida por autoridades políticas da cidade, entre elas o prefeito Arismário Barbosa e o presidente da Câmara, Sérgio Suzart.  A última missa foi celebrada por volta das 17h, pelo pároco, Alexandre Aquino.  

Foto: Pascom/Reprodução

Em seguida, os fiéis fizeram uma carreata pelas ruas da cidade com imagens de Santa Luzia e de São José — vale destacar que o Papa Francisco decretou que até 8 de dezembro de 2021, católicos do mundo inteiro direcionará o olhar  sobre a importância do pai adotivo de Jesus. Durante o trajeto foram arrecadados centenas de alimentos não perecíveis que serão distribuídos para famílias carentes do município.

Foto: Pascom/Reprodução

Santa Luzia, portadora da luz


Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.

Foto: Adriano Reis/VemVer Cidade

Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.


Ao chegarem à casa onde elas moravam, começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava, acabou sofrendo inúmeras crueldades do Imperador Diocleciano, que vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandou degolar a jovem. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.


Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade.