Apae de Santaluz protagoniza Sessão Especial na Câmara de Vereadores e busca conscientizar a população sobre as barreiras e os direitos do segmento

vemvercidade 24 Ago, 2022 19:26 - Atualizado em 24 Ago, 2022 19:46 por Adriano Reis
Aluno da Apae, Reginaldo Damasceno de Matos usando a tribuna da Câmara.
Reprodução/Tv Câmara Santaluz Aluno da Apae, Reginaldo Damasceno de Matos usando a tribuna da Câmara.

Uma sessão especial em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Santaluz nesta quarta-feira (24). O encontro reuniu representantes, pais e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santaluz, além de vereadores. 

De acordo com a Apae, os poderes legislativo e executivo devem trabalhar para quebrar obstáculos urbanísticos e oferecer condições para haja uma estruturação física da entidade, que há mais de 30 anos atua no município. 

"Para superar barreiras e de fato garantir inclusão, é necessário estar aqui, na Casa da Leis. Por isso a ideia de trazer alunos e famílias até aqui. Viemos também pra lembrar da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – para que ela saia do papel e passe a se tornar realidade no nosso município", destacou a Professora Dina, diretora da Apae Santaluz. 

O aluno Reginaldo Damasceno de Matos, que há 31 anos é assistido pela entidade, reivindicou a construção da sede própria da Apae. "Estamos aqui pedindo a vocês vereadores que nos ajude a levantar a nossa casa. Da Apae eu recebo amor, sou aluno há 31 anos", disse. 

O vereador e vice-presidente da Mesa Diretora, Paulão (MDB), que presidiu a sessão, afirmou que a Casa está à disposição para contribuir com a APAE. “Não tenho dúvidas que, no que pudermos, estamos prontos para dar o apoio necessário a essas reivindicações e levá-las todas ao Executivo Municipal", disse. 

Foto: Ascom Câmara Santaluz

 Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A data, 21 a 28 de agosto, foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. 

Neste ano, a campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) traz como tema “Superar barreiras para garantir inclusão” e pretende chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, 'apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências'.

Fotos: Ascom Câmara Santaluz