APLB da Estiagem realiza reunião online com diretores da entidade

vemvercidade 02 Jul, 2020 10:17 - Atualizado em 02 Jul, 2020 12:08

A APLB – Delegacia da Estiagem, compreendido pelos municípios de Queimadas, Santaluz, Nordestina, Cansanção, Valente e São Domingos – promoveu uma reunião que contou com as presenças do Diretor Regional da entidade, José Francisco, e do Diretor Estadual, Noildo Gomes.

O encontro online ocorreu na quarta-feira (1º), onde foi discutido e analisado questões como aulas remotas e o possível retorno das aulas presenciais.

Os sindicalistas analisaram os documentos com orientação de protocolo de retorno letivo, emitidos pela própria APLB central, UNCME E CONSED. Trata-se de orientações a respeito de medidas de estrutura, medidas pedagógicas, medidas de higiene, medidas de distanciamento social, medidas de atenção ao transporte escolar.

Segundo os sindicalistas, é prematuro discutirem neste momento o retorno as aulas, devido ao grande número de casos da Covid-19. Eles destacaram que, o momento de como voltar e quando voltar é uma decisão da saúde/vigilância sanitária e de todos os envolvidos no processo educacional (comissão macro: gestores, sindicato, conselho municipal, professores, funcionários, pais, alunos e demais pessoas envolvidas no processo educacional).

O coordenador da APLB, núcleo Estiagem, professor Clenildo da Cunha Peixinho, disse que o município de Santaluz, até o momento não discutiu com a categoria sobre o retorno das aulas presenciais. Peixinho orienta a todos que fiquem em casa para amenizar o impacto da pandemia, para que de fato seja discutido o retorno das aulas com segurança.

O Dr. Noildo, diretor da Estadual e advogado, é contra o retorno das aulas, pelo menos no momento. Segundo ele, se isso acontecer, poderá aumentar os casos da doença, e desta vez, com os envolvidos diretamente com o processo educativo. O diretor complementa que a previsão de retorno da Rede Estadual é dia 08 de setembro e orienta que os municípios discutam nessa mesma perspectiva.