APLB Sindicato de Santaluz realiza 2ª Assembleia Online

vemvercidade 04 Ago, 2020 14:53 - Atualizado em 04 Ago, 2020 17:04

A APLB/Sindicato, núcleo de Santaluz, realizou na última sexta-feira (31) a segunda assembleia online com seus filiados. Este momento teve como temática: “Aulas Remotas x Retorno as aulas”.

Para dialogar sobre esse tema foi convidada a Senhora Arielma Galvão que é professora da Rede Municipal Ensino de Salvador, Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual, Diretora estadual da APLB/Sindicato e membro do Conselho do FUNDEB.

Para mediar as discussões a Diretoria da APLB, convidou a professora Rosimar Sena, presidenta do Conselho Municipal de Educação de Santaluz. Vale registar que além de profissionais em Educação (Docentes e não docentes) filiados a entidade, participaram alguns gestores do município e Conselheiros do Conselho Municipal de Educação, estes se fizeram presentes na sala de reunião online demarcando lugar de todas as esferas que representam a educação no município, uma demonstração do princípio democrático do diálogo e da colaboração de todos para um bem comum, uma educação de qualidade.

Foi discutido sobre as aulas remotas que vem sendo desenvolvidas no município, e que uma grande preocupação de todos, é em relação ao número de alunos da rede que vem acompanhando o processo. Conforme relatos de professores essas aulas remotas estar alcançando um número pequeno de estudantes, que não chega a 50%, mesmo a secretaria entregando portfolios a alunos que tem dificuldade de acessar a internet. Professores relatam que estão enviando as atividades nos grupos de WhatsApp, mais a maioria que está nos grupos, não dá o retorno de todas as atividades.

Uma das preocupações dos professores, é em relação ao recebimento dos portfolios para correção, visto que o vírus pode chegar via estas atividades.

O projeto Santaluz em Rede, analisado pelo Conselho Municipal de Educação, ainda se encontra em tramitação, visto que o CME, ainda não elaborou nenhuma resolução de validação a estas aulas, apenas aprovou o Parecer com as alterações necessárias.

No que se refere a avaliação destas aulas, houve uma grande discussão, visto que muitos professores relataram que alguns diretores/coordenadores estavam pedindo para que os mesmos desse uma nota qualitativa e quantitativa para os alunos que estão “acompanhando”.

A posição do Conselho de Educação e da APLB/Sindicato é que essa avaliação seja feita, após o retorno das aulas, de acordo o que estar escrito no projeto analisado pelo Conselho.

A diretora Pedagógica Maria Nunes, se pronunciou a respeito da avaliação e afirmou que não é para avaliar agora, é tão somente para saber quantos alunos estão tendo acesso a essas aulas, o que amenizou a preocupação dos docentes.

No que se refere ao retorno a escola, a posição da APLB/Sindicato é que, não é o momento para discutir data para esta questão, visto que o objetivo principal no momento é salvar vidas.

A direção da APLB, local comunga com o que a APLB/Sindicato a nível Bahia orienta, entendendo que o que a gente vive, é um momento de incertezas! Vamos aguardar as orientações dos órgãos competentes e discutir em uma macro comissão local.