Após 9 anos de espera, agência da Previdência Social é inaugurada em Santaluz
Após 9 anos de espera, Santaluz, na região sisaleira da Bahia, finalmente terá uma agência da Previdência Social. O prédio que fica localizado na Avenida Nilton Oliveira Santos foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (04) e vai funcionar a partir da próxima segunda feira (7), de acordo com a gerente local, Maiara Cruz.
A obra foi anunciada em 2009 e deveria ser entregue em novembro do mesmo ano. Entretanto, o prazo para inauguração tinha sido ‘atropelado’ por várias vezes. Enquanto agência não funcionava, os moradores de Santaluz, sexto maior município da região, eram obrigados a buscar os serviços do órgão em cidades vizinhas, tais como Queimadas e Valente.
Além de representantes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), estiveram presentes na solenidade de inauguração, o Vice Prefeito de Santaluz – Marcinho da CLN –, o prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador José Ronaldo – , entre outras lideranças políticas.
Agência digital
A agência luzense já vai contar com o sistema ‘INSS Digital’, que transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.
Um dos produtos do INSS Digital é a central de serviços ‘Meu INSS’ (inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. Com mais de cinco milhões de usuários cadastrados, o aplicativo também está disponível para celulares. Através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135) o cidadão e as entidades representativas podem acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.
De acordo com o órgão, o novo sistema fez com que o tempo médio de permanência do trabalhador na agência caísse de 120 para 30 minutos. O intervalo médio entre o segurado agendar e ser atendido passou de 42 para apenas um dia. O tempo médio de conclusão dos processos caiu de 81 para 13 dias.