Após aprovação de lei na Câmara de Santaluz, GCM apresenta Grupamento Especial de Proteção da Mulher

vemvercidade 29 Abr, 2022 11:54 - Atualizado em 29 Abr, 2022 13:18

Em auxílio ao combate à violência contra a mulher, Santaluz agora pode contar com rondas protetivas especializadas no combate á violência doméstica e familiar. Nesta sexta-feira (29), a Guarda Civil Municipal de Santaluz apresentou uma viatura que será usada pelo Grupamento Especial de Proteção da Mulher (Geprom), três dias após a aprovação do Projeto de Lei 'Iara Vasconcelos' na Câmara Municipal de Vereadores.  O evento de lançamento da Geprom foi na Câmara de Vereadores, com a presença de várias autoridades políticas, do judiciário, sociedade em geral e familiares de vítimas de homicídios.

Viatura que será usada nas Rondas Maria da Penha. Foto: Adriano Reis/VemVer Cidade

De acordo com a GCM,  o novo equipamento será usado nas 'Rondas Maria da Penha' pela Guarda Feminina (GFEM)  de Santaluz. 

A ronda especializada tem por finalidade “desenvolver políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, voltadas à prevenção, assistência e garantia de direitos, com o objetivo de evitar casos de feminicídio tentado ou consumado”, como está prescrito no texto de autoria do Executivo Municipal e recentemente aprovado por unanimidade pelo legislativo. 

Agentes da Geprom,  da Guarda Civil Municipal. Foto: Adriano Reis/VemVer Cidade 

Para o comandante da GCM Santaluz, Daniel Oliveira, o Geprom é fruto de parcerias entre os executivo, legislativo e judiciário. "Não podemos deixar de agradecer ao poder judiciário, em nome do juiz Joel Firmino, que não mediu esforços para conseguir a doação do veículo que estava à disposição da justiça. Tal veículo virou uma bela viatura que ficará à disposição da sociedade. Também agradeço ao legislativo pela eficiência na aprovação do projeto e ao meu amigo e prefeito Dr. Arismário que vem investido muito na GCM", agradeceu.

Comandante da GCM Santaluz, Daniel Oliveira. Foto: Adriano Reis/VemVer Cidade

Para Sérgio Suzart (Aavante), vereador e presidente da Câmara de Santaluz, o legislativo agiu rápido na aprovação da Lei 1640/2022, batizada de 'Iara Vasconcelos', e disse que à violência contra a mulher é algo muito preocupante e deve ser combatida por todos.

"Logo quando o Projeto chegou em nossas mãos, agilizamos o mais rápido possível a apreciação e votação do mesmo.  Desde o primeiro instante todos os vereadores se mostraram favoráveis ao texto e isso se confirmou na votação unânime, ocorrida na sessão ordinária de quarta-feira", disse. 

Presidente do Legislativo de Santaluz, Sérgio Suzart. Foto: Adriano Reis/ VemVer Cidade 

“Um dos maiores desafios de nossa sociedade é o de como superar a violência contra as mulheres. É preciso cada vez mais uma união entre os poderes constituídos e efetivar as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. No que depender da Câmara, todo e qualquer projeto nesse sentido será bem vindo e consequentemente terá nosso apoio", concluiu Suzart. 

Lei 'Iara Vasconcelos' – O nome é em referência  a mulher de 38 anos anos que foi morta pelo próprio marido em janeiro de 2021 (leia matéria aqui).

Familaires de Iara Vancocelos recebem homenagem durante ato na Câmara. Foto: Adriano Reis/ VemVer Cidade

Outros vítimas de homicídios que também chocaram a cidade nos últimos anos:

2013 –   Maria José, 42 anos, morta a golpes de facão pelo seu companheiro (leia aqui); 

2016 – Maria de Rosália Barbosa Alves, 41, morta a facadas pelo marido dentro de uma residência no Bairro JK (leia aqui )

2018 – Luzanilza Silva Oliveira, 38 anos,  morta a tiros no povoado de Vargem funda. (leia aqui