Artista de Santaluz participa da maior vitrine do artesanato brasileiro, em SP

vemvercidade 10 Out, 2019 10:05 - Atualizado em 10 Out, 2019 11:18 Da Redação

O artista plástico luzense Mauritano Santos está marcando presença no 13º Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. O evento que é considerado a maior vitrine do artesanato brasileiro, começou nesta quarta-feira (9) e segue até domingo (13).

“Eu estou expondo meus trabalhos nessa grandiosa feira que é promovida pelo Programa de Artesanato Brasileiro. Foi aberto um edital no qual apresentei meu projeto e fui classificado em quinto lugar com uns pequenos objetos de aço inox. Essas peças estão sendo desenvolvidas com sucatas, onde, faz parte do programa buscar uma arte que seja criativa, original, com caraterística regional, qualidade técnica. que esteja voltada, à preservação e conservação do meio ambiente”, explica o artista.

Obra de aço confeccionada por artista de Santaluz. (Foto: Divulgação)

Há quase 40 anos Mauritano desenvolve trabalhos artísticos. “Desde de que dei os primeiros traços, ainda no teatro na cidade de Alagoinhas (BA), na construção de cenário em 1980, então o os meus primeiros trabalhos assinados são datado do ano de 1984”, lembra.

Os visitantes ao Pavilhão da Bienal poderão participar de uma grande exposição de peças artesanais e conhecer ainda a gastronomia típica de cinco regiões do País, oficinas de artesanatos, shows com artistas nacionais e grupos folclóricos, mostra de produção associada ao artesanato: agroindústria e turismo.

“A minha expectativa é expansão de meu trabalho, divulgar, fazer com que outras pessoas vejam, e aprecie. Claro que o pensamento, é de encontrar empresários que abrace esse projeto, no sentido de torná-lo mais acessível. Ou seja almejo que esse trabalho ganhe investimentos para uma produção de escala maior, possibilitando essa tal expansão”, ressalta Mauritano.

Obra de artista luzense sendo exposta em grande evento de artesanato em SP. (Foto: Divulgação)

O 13º salão do artesanato é organizado pela Rome Eventos, promotora das maiores e mais tradicionais feiras comerciais de Brasília e de outros estados, tem como proposta valorizar a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos e incentivar a venda de produtos, colaborando assim para geração de emprego e renda de famílias que fazem do artesanato a única forma de subsistência.

“Pra mim é uma honra está participando de uma feira desse porte, sei que a luz da criatividade se apresenta a qualquer um que busca encontrá-la, e o sertanejo diante das dificuldades tem esse potencial de se encontrar com esse veio criativo”, finaliza o artista luzense.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)