Bahia é o oitavo estado brasileiro com mais salas de cinema do Brasil

vemvercidade 04 Nov, 2017 14:57 - Atualizado em 04 Nov, 2017 14:59
O Acre é o estado com o menor número do país: apenas cinco.
Reprodução O Acre é o estado com o menor número do país: apenas cinco.

No Brasil existe um cinema para cada 65.169 pessoas, mas a concentração de salas varia de região para região. A Bahia, por exemplo, é o oitavo estado brasileiro com maior número de salas de cinema, de acordo com um ranking organizado pelo G1. São 100 espaços destinados à sétima arte contra mais de mil localizadas em São Paulo, que encabeça a lista. 

O Acre é o estado com o menor número do país: apenas cinco. A diretora-presidente da Ancine, Debora Ivanov, faz uma outra comparação, com os Estados Unidos. "Enquanto temos aqui no Brasil 3.160 salas, os EUA têm mais de 40 mil. As salas de cinema estão presentes em apenas 383 dos 5570 municípios do Brasil, equivalente a 6,9% do total. 

Vilmar Martins dos Santos Júnior, de 48 anos, é morador de Xique-Xique, um dos municípios baianos que não possui cinema. Para assistir um filme na telona, Júnior precisa percorrer mais de 400 quilômetros até Juazeiro ou quase 600 quilômetros até Salvador. “No início da década de 1990, o cinema de Xique-xique foi desativado. O dono morreu, e o filho não teve interesse em tocar o empreendimento. Ver um filme no cinema é outra coisa, porque tem interação com outras pessoas e o som fica melhor”, conta o cinéfilo que passa maior parte do tempo assistindo filmes pelo computador como segunda opção. 

Em 2018, outro município baiano ganhará uma sala de cinema. Jequié ganhará um empreendimento que reunirá uma sala, com restaurantes e um hotel.




Noticias relacionadas