Brasil corre risco de perder certificado de eliminação do sarampo, diz Opas

vemvercidade 01 Out, 2018 10:52 - Atualizado em 01 Out, 2018 10:55 Bahia Noticias
 O alerta foi feito pela assessora regional de Imunizações da entidade
Foto: Reprodução O alerta foi feito pela assessora regional de Imunizações da entidade

O Brasil tem até fevereiro de 2019 para reverter os surtos de sarampo registrados em diversas áreas do país, caso isso não aconteça, há a possibilidade de o país perder o certificado de eliminação da doença, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2016. O alerta foi feito pela assessora regional de Imunizações da entidade, Lúcia Helena de Oliveira, durante a 20ª Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, levantados até 24 de setembro, o país registra 1.766 casos confirmados de sarampo. Do total, 1.367 foram identificados no Amazonas e 325 em Roraima. Há ainda, segundo a Agência Brasil, quase oito mil casos em investigação nos dois estados, além de casos isolados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (29), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (14) e em Sergipe (4).

Lúcia Helena de Oliveira lembrou que a Venezuela, de onde veio a cepa de sarampo identificada no Brasil, perdeu seu certificado de eliminação em junho deste ano.