Capitã Maria Aparecida assume o comando da 90ª CIPM de Riachão do Jacuípe

vemvercidade 25 Jul, 2019 17:08 - Atualizado em 25 Jul, 2019 17:23
A capitã Maria Aparecida Vieira Teixeira assumiu, nesta quinta-feira (25), a 90ª CIPM/Riachão do Jacuípe)
Foto: Divulgação SSP A capitã Maria Aparecida Vieira Teixeira assumiu, nesta quinta-feira (25), a 90ª CIPM/Riachão do Jacuípe)

A capitã Maria Aparecida Vieira Teixeira assumiu, na manhã desta quinta-feira (25), o comando da 90ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Riachão do Jacuípe), durante solenidade presidida pelo coronel Luziel Andrade, do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL). Ela entra para a história como a primeira mulher a dirigir uma unidade operacional da região leste.

Antes disso, a capitã Maria Aparecida ocupou funções de destaque na corporação, passando pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Alagoinhas), Colégio da Polícia Militar (CPM/Dendezeiros) e pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Atualmente, era subcomandante da companhia que agora comanda.

“Estou preparada tecnicamente, como qualquer homem, para assumir a nova função. Pretendo unir as forças femininas e masculinas e fazer um comando diferenciado”, declarou. Sobre os desafios, disse que saberá enfrentá-los. “São obstáculos naturais que todo comandante tem. Sou mulher, mãe e sei que não é fácil, mas estou pronta”.

Nascida em Riachão do Jacuípe, a capitã revelou se sentir muito honrada em ocupar um cargo de comando de uma unidade policial em sua cidade. “Estou muito motivada e, já na próxima semana, vamos implantar nas escolas o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência [Proerd], utilizar equipamentos, como drone, no policiamento ostensivo, reforçar a inteligência e implantar rondas nos distritos e na zona rural”, contou, observando que também pensa em construir um canil na companhia.

(Foto: Divulgação SSP)

Para o comandante da Região Leste, coronel Luziel Andrade, este é mais um momento histórico para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). “Estamos felizes, pois temos a primeira mulher a comandar uma Unidade Operacional na Região Leste, e felizes também pela garantia de que a continuidade do excelente trabalho realizado no comando anterior continuará”, ressaltou o coronel.