Carro de jornalista trans é apedrejado em frente à emissora de rádio em Riachão do Jacuípe

vemvercidade 14 Abr, 2023 09:45 - Atualizado em 14 Abr, 2023 09:58

A jornalista Alana Rocha teve seu carro apedrejado, nesta quinta-feira (13), no município Riachão do Jacuípe, na Bahia. Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), o ato de vandalismo aconteceu em frente à Gazeta FM, emissora de rádio em que a profissional, que é mulher trans trabalha. 

O automóvel teve o para-brisa e o vidro lateral da porta do passageiro destruídos. De acordo com Alana Rocha, o ataque está diretamente associado à sua atuação profissional. Ela acredita que o ato pode estar vinculado ao descontentamento de membros da gestão municipal e vereadores. 

“O trabalho que faço de jornalismo investigativo, prestação de serviço, e, principalmente, denúncia, incomoda certos membros da gestão e parte dos vereadores [...] Eu acho que isso só mostra o quanto nós, jornalistas, ainda estamos vulneráveis no Brasil. Principalmente nós, que trabalhamos em cidades do interior de estados do Nordeste", avaliou. 

Foto: Reprodução/ Sinjorba

A jornalista oficializou a queixa em boletim de ocorrência, registrado no final da tarde, na Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe. O atentado será levado a conhecimento da Rede de Combate à Violência contra Profissionais de Imprensa, em sua primeira reunião de trabalho. 

“Colocamos a estrutura do sindicato à disposição, prestamos solidariedade, mas entendemos que é preciso ir além. Com a rede, teremos o suporte necessário para criminalizar e punir esses e quaisquer outros autores de agressões à categoria”, concluiu Moacy Neves, presidente do Sinjorba.