Cinzas do embaixador do Brasil no Líbano e a mulher dele, que morreram em acidente na Itália, são sepultadas em Monte Santo

vemvercidade 23 Mai, 2019 14:31 - Atualizado em 23 Mai, 2019 15:23
Eles morreram em um grave acidente no último dia 08 na Itália.
Foto: Vem Ver Cidade Eles morreram em um grave acidente no último dia 08 na Itália.

Ocorreu na manhã de hoje (23) em Monte Santo, na região sisaleira da Bahia, as últimas homenagens ao Embaixador monte-santense Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e sua esposa, a embaixatriz Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto. Eles morreram em um grave acidente no último dia 08 na Itália.

O táxi em que o embaixador e a mulher estavam colidiu contra um caminhão.

O translado dos corpos de Paulo Cordeiro e da sua esposa para Salvador ocorreu no último fim de semana, nesta segunda-feira (20) os corpos foram cremados e receberam honras militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, onde também foi celebrada uma missa presidida pelo arcebispo e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger.

Segundo o prefeito Vando, que se emocionou muito no seu discurso de despedida, “o embaixador sempre estava informado do que acontecia em Monte Santo e quando a igreja matriz da cidade pegou fogo, foi dele o primeiro contato, que não se contentou de ajudar apenas financeiramente, mas também mobilizando suas redes de contato para a reconstruir a Igreja Matriz de Monte Santo, em uma verdadeira força tarefa ".

O Prefeito ressaltou que a partida precoce do casal gerou comoção internacional, e nota de pesar por parte de inúmeras pessoas e órgãos dentre eles o Palácio do Itamaraty, Ministros, Governadores, autoridades de vários países, inclusive do ex-presidente do Brasil Lula no Facebook,que ao saber da tragedia colocou uma nota nas redes sociais com as seguintes palavras: “Recebi com muito pesar a triste notícia da morte do embaixador Paulo Cordeiro e de sua querida esposa Vera Estrela, num acidente na Itália. Paulo Cordeiro fortaleceu nossa cooperação com os países africanos e teve importante papel na pacificação do Haiti, construindo relações de solidariedade e amizade com outros povos e nações. Foi um dos maiores diplomatas que conheci nos meus oito anos como presidente da República. Honrou nossa diplomacia e deve servir de exemplo aos jovens que entram no Itamaraty. Minha solidariedade à família e aos amigos desse grande brasileiro”.

Gabriel Cordeiro, um dos três filhos do casal também fez uso da palavra na despedida dos pais, e ressaltou o grande apreço que o seu pai tinha por Monte Santo e pelas pessoas da cidade, e que ele dedicou toda a sua vida em favor dos mais necessitados.

Na solenidade estavam além do prefeito Vando, vereadores, Policia Militar, Guarda Municipal e muitas pessoas da comunidade. Após a missa que foi realizada no Museu do Sertão, o féretro saiu em direção ao cemitério local, onde as cinzas foram guardadas.