Colégio Ação, em Santaluz, finaliza XVI Mosaico de Leitura; ‘Enveredando pelos grandes sertões’

vemvercidade 11 Out, 2018 15:56 - Atualizado em 11 Out, 2018 16:13 Da redação
Culminância do evento foi realizada nesta quinta (11)
Divulgação Culminância do evento foi realizada nesta quinta (11)

O XVI Mosaico de Leitura do Colégio Ação – ‘Enveredando pelos grandes sertões’ – chega ao seu fim. Foi um verdadeiro festival de arte, música, cultura e literatura promovido pelos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio durante os dias 08 e 11 de outubro, no Santaluz Sisal Clube. O evento contou com apresentação musical, teatro, jogral, e recital de poesias, além da exposição de obras literárias nos stands montados no local.

(Foto: Divulgação/Ação)

Centenas de pessoas visitaram o projeto, que foi desenvolvido durante os turnos matutino, vespertino e noturno, onde foi exaltado a importância dos Sertões, bem como a sua existência, num resgate e afloramento dos antigos e atuais costumes do povo sertanejo.

“Os indivíduos que habitam o sertão são chamados sertanejos. Homens de modos simples, seres peculiares, homens sofridos que, ao mesmo tempo, se tornam poetas, homens de luta, homens do sertão. O sertão se torna um plano de imanência, um lugar para o pensamento. O ser e o sertão não se separam como dois personagens distintos, eles se completam. Não é possível pensar o sertanejo fora do sertão. O sertanejo cria o mundo dentro do mundo, cria a linguagem dentro da linguagem, e esse modo peculiar de ser filosófico se faz por consequência do território”, ressalta a diretora do Ação, professora Jussara Secundino.

Professora Ana Carolina durante selfie de confraternização com estudantes. (Foto: Divulgação/Ação)

A culminância do evento, realizada nesta quinta (11), contou com a participação da ex-aluna do Colégio Ação, Cora Macêdo, que estuda e pesquisa acerca do sertão, semiárido e sisal.

Por meio de nota, a equipe gestora do Colégio Ação agradeceu ao grupo de professores, funcionários e alunos que fizeram esse evento ainda mais brilhante. “Agradecemos aos professores pelas abordagens riquíssimas, aos funcionários por todo zelo, aos alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, por todo o comprometimento e não podemos deixar de agradecer a toda à sociedade, escolas parceiras que compareceram e nos prestigiaram”.