Conexão com a língua inglesa, presença de tribo indígena e participação de sanfoneiro são destaques do 3° dia do Mosaico de Leitura do Colégio Ação, em Santaluz

vemvercidade 10 Out, 2018 19:43 - Atualizado em 10 Out, 2018 20:04
Os trabalhos do dia foram apresentados através de produções textuais, música e dança.
Divulgação Os trabalhos do dia foram apresentados através de produções textuais, música e dança.

A importância de se ter uma língua universal como o Inglês é destacada no 3° do Mosaico de Literatura do Colégio Ação, nesta quarta (10), durante o XVI Mosaico de Leitura que ocorre no Santaluz Sisal Clube.

De acordo com a organização do evento, o sertão foi retratado dentro da língua inglesa através de “correspondências com outros sertões”, o que resgata o sentimento nostálgico e mágico.  Os trabalhos do dia foram apresentados através de produções textuais, música e dança. Durante as apresentações, o  velho oeste  foi lembrado e demarcado enquanto território inglês.

(Foto: Divulgação)

"O sertão é onde encontramos várias realidades sociais, vistas em todo o país: desigualdade, fome, sede, conflito, amor, esperança, falta de esperança, tudo se encontra lá. O sertanejo, ele não é. Ele enfrenta. E muitas vezes sofre preconceito por ser o ser do sertão, o ser tipicamente e genuinamente brasileiro. No mundo, o homem se reúne às coisas, mas no sertão o homem deve descobrir e ocupar seu lugar próprio destinado, entre as coisas. O mundo é a medida do homem. O sertão é a medida do sertanejo", destaca  a diretora do Ação, professora Jussara Secundino.

O terceiro dia de evento ainda contou com participações especiais do sanfoneiro Rangel  (Irecê-BA) e de tribos indígenas que foram mostrar um pouco de seus costumes.

(Foto: Divulgação)

Estudantes e professores de outras escolas de Santaluz prestigiaram o evento que também recebeu a visita de um simpático e carismático grupo de idosos que frequentam o Centro de Referência da Melhor Idade de Santaluz.

Economia: A cada ano, o Mosaico de Leitura, toma uma proporção ainda maior. O que acaba movimentando a cidade e a economia local, no sentido de aluguéis de fantasia, produção e confecção de roupas específicas.

XVI Mosaico de Leitura do Colégio Ação terá sua culminância nesta sexta-feira (11).