Crise hídrica no Território do Sisal é debatida em reunião na assembleia legislativa
Na tarde da última segunda-feira (13), na Sala Luís Cabral da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), aconteceu uma reunião conjunta entre as comissões de Agricultura e Política Rural; Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e de Infraestrutura com o objetivo de debater a crise hídrica na Bahia. Assembleia Legislativa relatou em discurso comovente a situação
O governo do Estado apresentou as ações de enfrentamento da crise hídrica na Bahia e citou como uma das medidas emergências a publicação de um decreto contemplando mais de 100 municípios com o intuito de facilitar na captação de projetos e proporcionar agilidade na liberação de recursos:
Construção de uma adutora que beneficiará mais 85 mil pessoas nos municípios de Queimadas e Santaluz, na região do Sisal, a perfurações de poços e ampliação dos sistemas simplificados e o Destravamento das obras do Projeto Araci Norte em até 30 dias, foram cobrados durante a reunião, além de outras ações que compõem o plano de segurança hídrica.
MILHO SUBSIDIADO
Outra pauta discutida foi à questão do milho subsidiado pela Conab para ração animal, o programa se encontra parado para essa modalidade, já que não existe uma normativa que garanta tal benefício, principalmente para os agricultores (as) familiares.
Uma normativa interministerial direcionou o programa entre 2012 a 2014, com a Conab vendendo milho no valor de até 18 reais (60kg) para os produtores. Atualmente esse milho é vendido a valor de mercado, em torno de 45 reais (60kg), inviabilizando a compra principalmente dos pequenos produtores.
Os parlamentares encaminharam através do representante do governo federal a proposta de criação da normativa que visa reativar a venda Balcão de milho subsidiado, garantindo ração animal a preço viável.