'Democratização do acesso ao cinema no Brasil' é tema da redação do Enem

vemvercidade 03 Nov, 2019 15:36 - Atualizado em 03 Nov, 2019 15:39
Tema da redação do Enem 2019 é Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Foto: Inep/Diuvlgação Tema da redação do Enem 2019 é Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A democratização do acesso ao cinema no Brasil é o tema da Redação que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão de escrever nas provas deste domingo (3). Neste primeiro dia de exame, estão sendo aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com 90 questões, além da Redação. O Enem 2019 tem 5,1 milhões de participantes inscritos.

A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do caderno de questões.

Um texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados na "Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante".