Deputado baiano apresenta projeto para proibir “nepotismo eleitoral”

vemvercidade 06 Abr, 2019 17:48 - Atualizado em 06 Abr, 2019 17:53
A iniciativa veda também a participação de parentes de parlamentares que já exercem mandato no pleito eleitoral.
Foto: Gustavo Bezerra A iniciativa veda também a participação de parentes de parlamentares que já exercem mandato no pleito eleitoral.

O deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA) apresentou nesta sexta-feira (5), na Câmara, um Projeto de Lei que propõe alteração na norma geral da eleições (Lei 9.504) e acrescenta artigo proibindo o “nepotismo eleitoral”. Na prática, o texto proíbe que parentes de até segundo grau, como pais, filhos e esposas disputem a mesma eleição. A iniciativa veda também a participação de parentes de parlamentares que já exercem mandato no pleito eleitoral.


De acordo com o parlamentar, o objetivo da iniciativa é garantir o equilíbrio, evitando que famílias inteiras sejam perpetuadas no poder por meio de reproduções de estruturas partidárias.


”Acredito que assim garantiremos a isonomia do processo eleitoral, fortalecendo o sistema político-partidário e a democracia”, afirmou.


Segundo Joseildo, a iniciativa torna-se ainda mais urgente com utilização de recursos públicos para financiamento eleitoral, que vigora desde o último pleito. “Recursos que hoje poderiam contribuir em campanhas de candidatos que representem a sociedade em sua pluralidade podem ser utilizados para financiar candidaturas de integrantes de uma mesma família, fomentando o nepotismo eleitoral e contribuindo para a sub-representação nos espaços de poder”, alertou. Caso a Lei seja aprovada, dezenas de parlamentares, integrantes de uma mesma família, ficariam impedidos de disputar as próximas eleições.