Devotos se reúnem para bênção do novo túmulo de Irmã Dulce; urna de granito foi feita por artesão de Santaluz

vemvercidade 18 Set, 2019 18:13 - Atualizado em 19 Set, 2019 14:58 Da Redação, com Correio 24 Horas
Santa ficará definitivamente exposta a partir desta quarta-feira (18)
Foto: VemVer Cidade Santa ficará definitivamente exposta a partir desta quarta-feira (18)

Devotos e demais admiradores da vida e obra de Irmã Dulce voltaram a se reunir nesta quarta-feira (18), no santuário que leva o nome da religiosa, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, em Salvador, para a apresentação e bênção do novo túmulo da futura primeira santa brasileira.

Logo no início da tarde, quando foi aberta a visitação, fiéis fizeram fila na Capela das Relíquias, dentro do Templo da Bem-Aventurada, tudo para poder ver Dulce de perto. O primeiro momento do encontro foi marcado por um momento de oração, celebrado por Dom Murilo. Mas quem chegou ao local não viu o corpo de Irmã Dulce em si, e sim um simulacro - espécie de réplica, em tamanho original, envolto por uma urna de vidro. “Não vamos expor para conservá-lo", explicou o Frei Giovanni Messias, reitor do Santuário ao 'Correio'.

Foto: Tailane Muniz/Correio da Bahia

O corpo de Irmã Dulce está na urna logo abaixo que foi confeccionada pelo artesão de Santaluz Laércio Abreu. De acordo com o artista, o túmulo é totalmente composto de uma rocha/granito vermelha originada de sua terra natal (veja mais detalhes clicando aqui). Reconhecido nacionalmente por seu trabalho com a técnica de cantaria – método de esculpir os cantos das pedras, Laércio é um dos filhos do mestre canteiro luzense Boaventura Abreu, que faleceu em 2015, aos 81 anos, deixando como legado trabalhos importantes no estado da Bahia. 

Canonização

O dia 13 de outubro entrará para a história do catolicismo brasileiro. Será nesta data que a freira baiana Irmã Dulce será proclamada como santa pela Igreja Católica. A cerimônia acontecerá às 10h no Vaticano e será celebrada pelo papa Francisco. A partir dessa data Dulce será chamada de Santa Dulce dos Pobres (seu nome de santa). 
Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, Irmã Dulce nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914 e ali morreu em 22 de maio de 1992.