Educandário promove a IIª edição da Trupe Literária

vemvercidade 31 Mai, 2019 10:38 - Atualizado em 31 Mai, 2019 12:22 Da Redação
Visita da Trupe literária a Biblioteca Municipal
Foto: Divulgação Educonsfut Visita da Trupe literária a Biblioteca Municipal

Após interagir com a literatura local através dos causos do memorista Nelci Lima da Cruz, os alunos do Educandário Construção do Futuro participaram de oficina de teatro, organizada pelos professores da área de linguagens, com a colaboração de Erlon Fabricio Schindler para desbravar diferentes espaços de Santaluz com a Trupe Literária.
De acordo com a direção da escola, o projeto é coordenado pelas professoras de língua portuguesa: Ana Caroline e Bruna Silva.
“Floresceu no coração dos nossos alunos do 8º ano em 2018, hoje, 9º ano, através do desejo de levar um pouco de alegria a alguns pontos da nossa cidade. Mas como ele nasceu? Durante o planejamento pedagógico, com a semente lançada pelo professor Flávio DíSouza para que vivenciássemos uma literatura itinerante”, destaca a direção do Educandário.
A 1ª edição teve como tema “Ser diferente é normal: a literatura e os nossos sentidos”.

Com o tema “Rir é o melhor remédio”, a 2ª edição da Trupe Literária teve o privilégio na última quinta-feira de trocar experiências com o grupo “Rosas Vivas”, no povoado de Rose. “Os nossos alunos do 7º ano apresentaram a adaptação do causo ‘Discursos políticos diferentes’, numa tarde enriquecedora, na qual vivenciaram valores como solidariedade, tradição e cultura local”, disse a professora Caroline. 
Durante o intercâmbio de experiências, os estudantes puderam conhecer mais sobre a história do povoado que foi constituído a partir de reforma agrária, a importância dos Griôs, do samba de roda e da contação de causos. 
“Uma riquíssima experiência de leitura de mundo e de vida em comunidade. Contamos com as participações mais que especiais da mãe Rosângela Teixeira e da aluna do 6° ano, Raíssa Saturnino, moradora da comunidade. Agradecemos ao Rose pela maravilhosa acolhida ao Educandário”, destaca a professora Bruna.

Literatura para além da escola
No dia 29, quarta-feira, a professora Bruna Silva e aluna Caroline Marco fizeram uma visita surpresa a Rádio Comunitária Santaluz FM, para presentear o comunicólogo e escritor Edisvânio Nascimento com um poema criado pela aluna em homenagem a ele, após a estudante se sensibilizar com a participação do poeta no evento do dia do livro, do Educandário (lembrar). O pequeno gesto da aluna, rendeu-lhe o grandioso fruto de ter o seu texto publicado no livro coordenado por Edisvânio. 

E quem disse que a Trupe para...
Dia 30, quinta-feira, o palco da Trupe Literária foi a Biblioteca Municipal Almir Barros, com a presença de professores e alunos da Escola Meu Sonho e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Os atores do 6° ano encenaram a adaptação das “Cartas de Jaciel”, ao som de muitos sorrisos e do olhar encantado de Nelci, que presenteou a atividade com mais informações sobre os seus causos e histórias sobre Santaluz. “Agrademos a equipe da biblioteca, as professoras da Escola meu Sonho pelo apoio e troca de experiências, celebrada com um delicioso piquenique, no pátio da escola”, reconhece a equipe do Educandário. 

“A nossa trupe literária além de levar literatura e humor a diferentes locais, também vive momentos incríveis que com certeza levaremos conosco na nossa vida leitora”, ressalta a equipe.