Embasa retoma operação de nova estrutura para abastecer Queimadas e Santaluz após nível de barragem cair
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) retomou, esta semana a operação da nova estrutura de abastecimento de água para municípios de Queimadas e Santaluz, implantada em março deste ano. O sistema está funcionando com água da Barragem da Leste e da Barragem da Fazenda Correnteza de forma alternada, 12 horas cada.
“Vamos manter essa operação alternada entre as duas barragens, mas, se até a próxima semana não tivermos chuvas para repor o volume da Barragem da Leste, passaremos a ter uma captação exclusivamente na estrutura nova na Fazenda Correnteza”, explica o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto. Ainda de acordo com o gerente, a medida foi necessária, pois a Barragem da Leste está novamente com pouca disponibilidade.
Qualidade da água
Com a perspectiva de uso exclusivo da Barragem da Fazenda Correnteza, cuja água vem do Açude Jacurici, a população deverá perceber mudanças nas características da água. A barragem tem um alto teor de cloretos, o que pode conferir sabor característico de sais à água. “Estamos informando esta condição antecipadamente aos moradores, pois começarão a perceber um sabor salgado na água. É uma condição que não afeta a saúde e não compromete a qualidade da água nos aspectos bacteriológicos”, explica o gerente Euvaldo Neto.
Histórico
A instalação de um ponto de captação da água na Fazenda Correnteza, em Queimadas, onde está sendo represada água que vem do Açude Jacurici foi feita um março deste ano, com um investimento de R$3,3 milhões. A nova estrutura foi necessária devido ao risco de colapso do sistema de abastecimento.