Enem 2018: Governo volta atrás e horário de verão começa no primeiro dia de provas

vemvercidade 15 Out, 2018 21:20 - Atualizado em 15 Out, 2018 21:39
Houve mudança na data da alteração dos relógios por causa das eleições; alunos devem ficar ainda mais atentos
Foto: Barbara Lopes/Agência O Globo Houve mudança na data da alteração dos relógios por causa das eleições; alunos devem ficar ainda mais atentos

O horário de verão deste ano começará em 4 de novembro, mesma data que os candidatos ao Enem 2018 farão as provas do primeiro dia do exame, informou  o Palácio do Planalto informou, via G1, nesta segunda-feira (15).

No início do mês, o Planalto chegou a comunicar a decisão de adiar o início do horário de verão para 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação (MEC).

A intenção do ministério era evitar prejuízos aos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira prova está marcada para 4 de novembro – a segunda prova será no domingo seguinte (11). O argumento é que a necessidade de adiantar os relógios em uma hora pode confundir os candidatos.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, chegou a comemorar a mudança de data na página dele no Facebook. Em 3 de outubro, ele escreveu: "Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria em prejuízos aos participantes".

Provas acontecem nos dias 4 e e 11 de novembro

Nesta edição do Enem, as provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. O exame deste ano trouxe ainda uma novidade para os estudantes: a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática terá 30 minutos a mais. Assim, no primeiro dia, os alunos farão a prova de Redação, Ciências Humanas e Linguagens em cinco horas e meia. No segundo dia resolverão Ciências da Natureza e Matemática em cinco horas.