Equinox Gold promove 1º Fórum ESG para discutir a redução de resíduos sólidos em Santaluz e região
A nineradora Equinox Gold lança, na próxima quinta-feira, dia 14, o 1º Fórum ESG de Santaluz, que tem como objetivo a sensibilização da comunidade para redução do consumo de resíduos sólidos, tomando como base o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023: “Combata a Poluição Plástica”.
O evento – que acontece no auditório Lindaura Carneiro, no Centro Educacional Nilton Oliveira, a partir das 13h30 – é aberto ao público e reunirá diversos entes públicos e privados, como a Prefeitura Municipal, o Comitê de Bacias do Rio Itapicuru, Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, em uma ampla discussão para tratar dos aspectos e impactos relativos ao gerenciamento dos resíduos sólidos.
‘’Será um marco inédito para o município de Santaluz promover uma reflexão tão profunda nas questões ambientais. Temos uma oportunidade única de integrar ações de educação ambiental entre instituições públicas, privadas e sociedade com foco nos objetivos do desenvolvimento sustentável declarados pelas Nações Unidas (ONU)’’, afirma o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, Leonardo Hellström.
De acordo com a Equinox Gold, ainda no evento será apresentado o Projeto Jovens Agentes Ambientais, a ser desenvolvido nas escolas do município de Santaluz. “O JAA tem como foco contribuir para a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas participantes e despertar a consciência ambiental. Alunos irão participar de atividades educativas com temáticas de preservação do meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade, cidadania e outros assuntos”, explica a engenheira de Meio Ambiente, Isane Guirra.
A Equinox Gold promoverá, no mesmo dia, na quadra do Colégio Cenos, a partir das 18h, a Feira Expositiva do 1º Fórum de ESG de Santaluz, com apresentação das atividades desenvolvidas em conjunto com a Mineração Santa Luz e prestadores de serviços, além da sociedade civil, representada por associações, cooperativas, secretarias municipais.
Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a companhia totalizou uma produção de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).