Escritor de Santaluz conquista 1° lugar em projeto cultural da Yamana

vemvercidade 23 Jul, 2016 14:38 - Atualizado em 23 Jul, 2016 14:57

O conto "Menino do sertão”, do escritor Luzense Epitácio Carvalho, alcançou o 1º lugar no Projeto Valorizando a Diversidade do Instituto Yamana Gold em parceria com o Ministério da Cultura, na categoria literatura.

Ganhar esse concurso foi muito significativo para mim. Nunca levei a literatura muito a sério no sentido de achar que alguém dê alguma importância ao que escrevo. Mas respeito muito a literatura enquanto arte e insisto na busca de um jeito próprio de escrever e poder construir um dia uma expressão literária que valha a pena ser lida. Nunca procurei alguma editora para acolher o que escrevo. Dizem que vencer um concurso literário representa uma “abertura” de portas para o mercado editorial. Esse prêmio, eu o recebi como um recado que diz assim: “Você escreve bem. “Vale a pena insistir”. Digo isso porque o conto foi escolhido dentro de um universo de textos muito bons e variados, de autores de 13 municípios da Bahia e do estado de Goiás”, comemorou Eptácio.

Trecho do conto “Menino do sertão”, por Epitácio Carvalho.

“Sua ideia de coisa boa da vida era chupar cana no quintal e, quando no tempo dos umbus, sentar-se num galho baixo do umbuzeiro e descascar umbu inchado. Desejos masoquistas, pois a cana quase sempre lhe feria a boca, e a faca afiada a descascar o umbu por vezes cortava-lhe o dedo. No entanto, esses eram os seus prazeres, seus gostos prediletos.”

"O conto passou por uma “peneira” muito fina e foi escolhido por um grupo de curadores formado por escritores renomados. Daí é que posso considerar que o conto possa ter alguma qualidade enquanto texto de ficção. O conto descreve sensações típicas de um menino sertanejo de oito anos de idade. Não é autobiográfico, mas quem escreve ficção sempre tira um pouco de si para projetar em suas personagens”, concluiu.

O projeto cultural Valorizando a Diversidade busca estimular a produção e o intercâmbio artístico em diferentes linguagens – literatura, fotografia e música – em torno de um tema comum, a diversidade, mobilizando 13 municípios onde a mineradora Yamana Gold está presente: Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Campinorte, Pilar de Goiás e Guarinos, em Goiás; Santa Luz, Cansanção, Jacobina, Miguel Calmon, Barrocas, Teofilândia, Biritinga e Araci, na Bahia.