Ex-prefeito de Santaluz, ‘Júnior do Max’, tem bens bloqueados pela Justiça

vemvercidade 28 Jul, 2020 21:15 - Atualizado em 29 Jul, 2020 07:29 Com o site Bahia.ba

O ex-prefeito de Santaluz, Joselito Carneiro de Araújo Júnior, o ‘Júnior do Max’, teve os bens bloqueados em até R$ 50.019,84. A medida foi tomada pela juíz Lisiane Sousa Alves Duarte na segunda-feira (27), a pedido do Ministério Público, em caráter milinar. O ex-gestor, que é marido da atual prefeita, Quitéria Carneio Araújo, é acusado de improbidade administrativa por compras feitas em 2007 para o Hospital Municipal Arlete Maron Magalhães.

Segundo o Ministério Público, houve compra com dispensa ilegal de licitação de alimentos e materiais de limpeza. A aquisição teria sido dividida em lotes menores para possibilitar o cumprimento do limite de dispensa de licitações, em procedimento contrário a legislação denominado fracionamento de despesas. Joselito Araújo administrou a cidade entre 2005 e 2012.

“Analisando os presentes autos, verifico que constam diversas notas fiscais emitidas em nome Edinho Supermercado Ltda, emitidas no ano de 2007, para compra de gêneros alimentícios e materiais de limpeza pelo município de Santaluz, muitas deles adquiridas dentro do mesmo mês”, afirmou a magistrada.

A juíza da comarca de Santaluz explicou que a liminar visa garantir o futuro ressarcimento ao erário “dos prejuízos causados pela prática de ato ilícito em caso de procedência da presente demanda”, isto é, caso o ex-prefeito seja condenado. Por isso, o bloqueio dos bens não está condicionado à instauração do processo ou ao depoimento do acusado.