Fake news são obstáculo a mais para o combate à pandemia da Covid-19

vemvercidade 22 Mar, 2021 22:04 - Atualizado em 22 Mar, 2021 22:10 Com Rádio CBN
IMAGEM ILUSTRATIVA
Reprodução IMAGEM ILUSTRATIVA

É provável que você já tenha recebido uma mensagem dizendo que a vacina contra o coronavírus gera seres geneticamente modificados. Ou que os imunizantes não vão chegar até a população mais carente. Tudo isso, claro, é falso.

O volume de fake news desde o início da crise sanitária no Brasil coloca em alerta a comunidade científica. E o problema vai além da figura folclórica do 'tio do zap'. O infectologista Renato Kfouri alerta que a epidemia de desinformação é altamente danosa. Checador contumaz, o produtor de arte Luiz Pereira tenta fazer um trabalho de formiguinha. Ele gasta uma hora por dia para verificar o que é falso e o que é verdadeiro nas suas redes sociais e tenta orientar as pessoas. 'É surreal a quantidade de páginas e informações falsas circulando!'

As mentiras em série na web vão criando um emaranhado confuso sobre o que é a verdade e o que não é. Incansável no combate às fake news em grupos de família, a médica Marcela Rosa Dias se impressiona com a forma estratégica dos disparos. Ela destaca que, geralmente, são sempre as mesmas pessoas a postar fake news, e praticamente todos os dias. 'Parece que querem nos vencer pelo cansaço', afirma.

O trabalho de checagem mostrou novo alvo preferencial das fake news: as máscaras de proteção. Das 300 checagens do Fato ou Fake sobre Covid-19, cerca de 10% são de mentiras que tentam desmoralizar o item de segurança.

Para o professor Eugênio Bucci, autor de um livro sobre fake news e estudioso do tema, há um agravante em toda esta história: a descrença na ciência vai corroendo as instituições. E depois de tanto checar, é o pessoal do Fato ou Fake que agora pede ajuda: se você receber no 'grupo do zap', a informação de que o chá da casca de quina quina combate o coronavírus.... duvide, desconfie e mande para o grupo checar.